cinética química

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
As formulações de cosméticos são complexas e utilizam muitas matérias-primas diferentes, porque cada cosmético deve apresentar várias propriedades simultaneamente ajustadas para as aplicações desejadas.
Existem muitos critérios para seleção de uma matéria-prima: disponibilidade, logística de entrega e de distribuição, vida útil, possibilidade de estocagem, versatilidadeda embalagem em que é fornecida, possibilidade de substituição por outra matéria-prima, condições do processamento industrial, toxicidade, riscos ambientais. Atualmente, o mercado dá importância à origem das matérias-primas, ou seja, se provêm de fontes naturais (orgânicas) ou sintéticas renováveis ou se são produzidas sob princípios sociais e ambientais de sustentabilidade. A escolha dasmatérias-primas é crucial, porque essas representam aproximadamente 65% do custo direto de produção de um cosmético.
As matérias-primas usadas em cosméticos normalmente são inócuas para a saúde, com raras exceções, logo suas quantidades deverão ser estritamente controladas. O uso industrial de substâncias químicas está sujeito a normas de órgãos reguladores; no Brasil os cosméticos precisam serregistrados na ANVISA. Nos Estados Unidos, o controlador é o FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental cujas normas são frequentemente adotadas em outros países. Essas normas são baseadas em estudos de cada substância com respeito a sua toxicidade para o homem, animais e meio ambiente, a curto e longo prazo, determinando quais são as substâncias inócuas e definindo limites para sua utilizaçãona produção de alimentos, farmacêuticos ou cosméticos.
As matérias-primas são classificadas como excipientes ou princípios ativos. Excipiente é todo aquele ingrediente inerte adicionado a uma formulação que lhe confere consistência (ou corpo, termo muito usado na indústria) para que a formulação possa ser aplicada, manipulada e embalada apropriadamente. Os excipientes são essenciais na produçãodos cosméticos não só porque proporcionam diferentes veículos de aplicação, com distintos tamanhos, volumes e características, mas também porque barateiam o custo final do produto. Existem mais de 8.000 excipientes aprovados pelo
FDA para uso em cosméticos e, em média, 50 novos excipientes se juntam a essa lista a cada ano.
Os princípios ativos são as substâncias que efetivamente atuam epromovem modificações sobre o órgão em que o cosmético será aplicado e cujas quantidades necessitam ser controladas em virtude dos limites aceitáveis de aplicação, da sua toxicidade, das consequências de doses excessivas, de possíveis efeitos colaterais e da possibilidade de sensibilização e reações alérgicas.
Pigmentos, soluções de corantes orgânicos e aromas (denominados essências em cosmetologia)são grupos especiais de matérias-primas, pois apesar de serem inertes e não modificarem muito o local de aplicação, sua quantidade necessita ser muito bem controlada.
As matérias-primas costumam ser apresentadas segundo a função que possuem dentro da formulação. Uma dessas matérias-primas são os corretores de pH.














AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DOS COSMÉTICOS
Sãoimportantes para pesquisar alterações na estrutura da formulação que nem sempre são perceptíveis visualmente. Estas análises podem indicar problemas de estabilidade entre os ingredientes ou decorrentes do processo de fabricação. As análises físico-químicas sugeridas incluem o valor de pH entre outros.

ENSAIOS FÍSICO-QUÍMICOS
As avaliações físico-químicas permitem ao formulador detectar futurosproblemas que podem afetar a estabilidade e a qualidade de seu produto.

POTENCIAL HIDROGENIÔNICO – pH
Os métodos utilizados para a verificação do valor de pH da amostra são:
Determinação Colorimétrica: por meio de indicadores universais, escalas preparadas com soluções tampões e indicadores. Apresenta baixa sensibilidade. Pequenas variações de acidez ou basicidade nas formulações são dificilmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinetica Quimica
  • Cinética quimica
  • Cinética quimica
  • Cinetica quimica
  • cinética quimica
  • Cinética química
  • Cinetica quimica
  • Cinética química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!