Cinética Química

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 Química Experimental

Cinética Química

Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados.
As velocidades das reações químicas são determinadas através deleis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:
Concentração de reagentes: quanto maior a concentraçãodos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação.
Pressão: quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se avelocidade da reação.
Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.
Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que areação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas em um período menor de tempo.1
Neste experimento serão estudados os efeitos da concentração dos reagentes, da temperatura e decatalisadores que podem tanto acelerar quanto retardar a velocidade da reação.

Experimento1

Efeito da concentração na reação : 2IO3(aq)-+ 5HSO3(aq)-+2H+  I2(aq)+ 5HSO4(aq)-+H2O(l)

Em um suporte para tubos de ensaio foram colocados 5 tubos numerados, e adicionadas soluções de KIO3 0,01 mol/L , em volumes distintos, em cada um. A seguir cada tubo recebeu água destilada até que todos atingissemo volume de 10mL, em seguida os tubos foram agitados. Foram acrescentados 10mL de uma solução de NaHSO3 0,004% m/v em cada tubo, e com o auxílio de um cronômetro, o tempo desde o momento em que se começou a adicionar a solução de NaHSO3 até o início do aparecimento de uma coloração azul. Os resultados se encontram na tabela a seguir.
Tabela 1 – Tempo de reação em relação ao volume de soluçãoadicionado

Tubo

KIO3 (mL)
Água Destilada (mL)

NaHSO3(mL)
Tempo decorrido (s)
1
10mL
-
10mL
44,59s
2
8mL
2mL
10mL
49,09s
3
6mL
4mL
10mL
1.14,81 s
4
4mL
6mL
10mL
1.46,12s
5
2mL
8mL
10mL
4.17,53s

Foi montado um gráfico de volume de KIO3 em função de 1/t (proporcional a velocidade) , de acordo com os dados da tabela 1.Gráfico 1 – Volume de IO3 em função do tempo decorrido.

Com base nos resultados, é possível notar que a medida que solução vai sendo diluída, fica menos concentrada, há um aumento no tempo de espera pela reação, ou seja, a velocidade com que a reação ocorre é menor. Esse fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinetica Quimica
  • Cinética quimica
  • Cinética quimica
  • Cinetica quimica
  • cinética quimica
  • cinética química
  • Cinética química
  • Cinetica quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!