Cinética enzimática e a equação de michaelis menten

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 8 de março de 2013
CINÉTICA ENZIMÁTICA E A EQUAÇÃO DE MICHAELIS MENTEN

INTRODUÇÃO
O estudo dos fatores que alteram as velocidades das reações catalisadas por enzimas é conhecido como cinética enzimática. Osconhecimentos cinéticos podem ser uma ferramenta muito útil no esclarecimento do mecanismo pelo qual uma enzima realiza sua atividade catalítica.
O efeito da concentração do substrato sobre a velocidadeinicial de uma reação catalisada por enzima é um conceito fundamental na cinética enzimática. Experimentalmente, o gráfico da velocidade inicial (Vo) contra a concentração inicial de substrato ([S]),produz o gráfico.

Observações deste tipo levaram a dupla de cientistas Leonor Michaelis e Maud Menten a desenvolverem estudos para entenderem as razões porque a curva acima possuem este aspecto,levando-os a desenvolverem equações algébrica que hoje são denominadas por seus nomes, i.e., equação de Michaelis-Menten.

Existem várias maneiras de obtenção da equação de Michaelis-Menten, aquiabordaremos umas delas.
OBTENÇÃO DA EQUAÇÃO DE MICHAELIS-MENTEN
Com base no mecanismo proposto por Michaelis-Menten, podemos descrever a formação de um produto (P) a partir da reação de um substrato [S]com a enzima (E), da seguinte forma:
E + S   ES → E + P
Os termos k1, k-1, k2 são constantes de velocidade para, respectivamente, a constante de velocidade para a associação enzima e substrato, aconstante de velocidade para dissociação do substrato inalterado da enzima, e a constante de velocidade do substrato alterado da enzima para formar o produto P.
A velocidade global da reação (V) élimitada pela etapa ES  P e isto depende de dois fatores: a velocidade da etapa (isto é k2) e a concentração da enzima que está ligada ao substrato([ES]). Isto pode ser escrito como v = k2[ES].Considerando que o substrato está em grande excesso com relação a enzima([S] >> [E]), e depois assumir que o sistema está em “steady-state”, i.e., que a velocidade de formação do complexo ES é igual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinética enzimática
  • cinetica enzimatica
  • Cinética enzimática
  • Cinetica enzimatica
  • Cinética enzimática
  • Cinetica Enzimática
  • Cinetica Enzimatica
  • Cinetica enzimatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!