CIMINOLOGIA AULA 4

675 palavras 3 páginas
AULA 4 - TEORIAS SUBCULTURAIS E DO CONFLITO
Teoria Subcultural
A Teoria Subcultural inicia seus estudos com Cohen e sua análise da delinqüência juvenil.
Segundo esta teoria a ordem social é formada por um mosaico de grupos e subgrupos, os quais possuem seus próprios códigos de valores, que nem sempre coincidem com os demais, sendo o crime não o produto de “desorganização” ou “falta de valores”, mas reflexo de valores distintos.
Trata-se de um estudo criminológico específico, destinado a estudar o delito como opção coletiva, sendo considerado crime, somente, a manifestação destes valores em condutas consideradas legítimas pelo respectivo grupo, porém não aceitas pela maioria.
Podemos citar como exemplos os Hooligans ingleses, grupos violentos de torcidas organizadas semelhantes às do Brasil, porém bem mais agressivas; ou os grupo de jovens cariocas, muitos praticantes de artes marciais, que saem de noite em boates para provocar brigas, conhecidos como “pitboys”.
Apesar de consideradas criminosas as agressões provocadas por esses grupos, não há ausência de valores, mas a exteriorização de princípios específicos desenvolvidos por seus integrantes, como o de que suas idéias devem ser defendidas através da força física.
Subcultura e contracultura:
Vamos entender cada teoria e identificar a diferença entre elas:
SUBCULTURA X CONTRACULTURA
As escolas que defendem a subcultura recebem críticas, por ser esta uma teoria muito reducionista.
A teoria da subcultura não justifica os crimes provocados fora das realidades subculturais. Também considera que nem sempre há coesão de valores dentro do mesmo grupo.
Ou seja, é possível que membros do grupo não comunguem com todos os princípios lá desenvolvidos. Isto quer dizer que nem todos os lutadores de jiu-jitsu, por exemplo, se tornarão “pitboys”.
Contracultura
De forma diferente, a contracultura é desenvolvida em determinados grupos mais articulados, questionadores e, na maioria das vezes, pacíficos.
Esses grupos são formados,

Relacionados

  • Exercício de criminologia
    1514 palavras | 7 páginas
  • FUNÇÕES DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE NO SISTEMA PENAL CAPITALISTA: DO QUE SE OCULTA(VA) AO QUE SE DECLARA
    148338 palavras | 594 páginas