cimento

Páginas: 9 (2071 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
Cimento
Processo de Fabricação
1-Extração: O calcário é a principal matéria-prima para a fabricação do cimento. Sua extração pode ocorrer de jazidas subterrâneas ou aa céu aberto (situação mais comum no Brasil). Nesta etapa, ultilizam-se explosivos para o desmonte de rocha. Outro componente extraído é a argila. Em ambos os casos é necessario um plano de gerenciamento de exploração mineralpara preservar o meio ambiente.
2-Britagem: O calcário extraído é transportado em caminhões até a instalação de britagem, onde é reduzido a dimensões adequadas ao processamento industrial. Esse tratamento permite eliminar uma grande parte de impurezas presentes no calcário. A argila, por ser mole, não passa pela britagem.
3-Depósito: O calcário e a argila são estocados separadamente. Na baiade cada material, um equipamento se encarrega de misturar as cargas, a fim de assegurar uma pré-homogeneização. Nesta fase, as matérias-primas são submetidas a diversos ensaios.
4-Dosagem: O composto de calcário (90%) e argila (10%) é dosado para ser triturado no moinho de cru. Essa dosagem é efetuada com base em perâmetros químicos peestabelecidos (os chamados módulos químicos) que dependem dascaracterísticas composicionais dos materiais estocados e são controlados por balanças dosadoras.
5-Moinho de cru: A farinha crua formada pela mistura de calcário e argila passa por moagem em moinho de boias, rolo ou barras, onde se processa o início da mistura das matérias-primas e ao mesmo tempo sua pulverização, de modo a reduzir o tamanho das partículas a 0,050 mm em média.
6-Silos dehomogeneização: A mistura crua, devidamente dosada e com a finura adequada, (conhecida como farinha) deve ter a sua homogeneização assegurada para permitir uma perfeita combinação dos elementos formadores do clínquer. A homogeneização é executada em silos verticais de grande porte através de processos pneumáticos e por gravidade.
7-Forno: Pré-aquecimento (clinquerização) Dos silos de homogeneização afarinha é introduzida no forno, passando antes por pré-aquecedores (ou pré-calcinadores), equipamentos que aproveitam o calor dos gases provenientes do forno e promovem o aquecimento inicial do material. No forno rotativo, constituído de um cilindro de aço (revestido por tijolos refratários) com comprimento de 50 m a 150 m e diâmetro de 6 m, a mistura é calcinada até 1450°C, resultando no clínquer,produto com aspecto de bolotas escuras.
8-Resfriador: Um resfriador promove a redução da temperatura a 80°C, aproximadamente. A clinquerização se completa nesta etapa, quando ocorre uma série de reações químicas que influenciarão a resistência mecânica do concreto nas primeiras idades, o calor de hidratação, o início de pega e a estabilidade química dos compostos
9-Deposito de clinquer: Aprincipal materia-prima do cimento fica armazenda em silos, aguardadndo a próxima etapa.
10-Adições: Junto com o clínquer, adições de gesso, escória de alto forno, pozolana eo próprio calcário compõem os diversos tipos de cimento portland. Essas substâncias são estocadas separadamente, antes de entrarem no moinho de cimento.
11-Moinho de cimento: É na moagem final que o clínquer, adicionado ao gessoou outras adições, resulta no cimento tal como conhecemos.
12-Silos de cimento: O cimento resultante de moagem do clínquer e outras adições é transportado mecânica e pneumaticamente para os silos de cimento, onde é estocado. Após os ensaios finais de qualidade, o produto é enviado para expedição.
13-Expedição: A remessa de cimento ao mercado consumidor pode ser feita de duas maneiras: a granel ouem sacos de 50kg. O ensacamento é feito em máquinas especiais, que automaticamente enchem os sacos e os liberam assim que atingem o peso especificado. A embalagem é feita de papel kraft, que garante o perfeito manuseio pelo consumidor.
Tipos de cimento
Hoje o cimento portland é normalizado e existem onze tipos no mercado:
CP I – Cimento portland comum
CP I-S – Cimento portland...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cimento
  • Cimento
  • cimento
  • Cimento
  • Cimentos
  • Cimento
  • Cimento
  • Cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!