cimento protland

629 palavras 3 páginas
CIMENTO PORTLAND

ORIGEM
A palavra cimento surgiu da expressão em latim “caementu” que significa proveniente dos rochedos. A origem do cimento passa pelas pirâmides do Egito, que utilizaram em sua concepção uma espécie de gesso calcinado, entra pela Roma e Grécia antigas em seus monumentos uma massa obtida pela hidratação de cinzas vulcânicas. Ganhou desenvolvimento pelas mãos do inglês John Smeaton, em suas pesquisas para encontrar um algomerante para construir o farol de Eddystone em 1756. Com James Parker, que descobriu em 1791 e patenteou em 1796 um cimento com o nome de Cimento Romano, composto por sedimentos de rochas da ilha de Sheppel e ganha detaque com as pesquisas e publicações feitas pelo engenheiro francês Louis José Vicat em 1818.
Mas o grande passo para a evolução do cimento foi dado em 1824, pelo químico britânico Joseph Aspdin quando quando queimou conjuntamente pedras calcarias e argila, transformando-as em pó fino e, percebeu que obteve uma mistura que após secar, tornava-se tão dura qauanto as pedras empregadas nas construções, essa mistura não se dissolvia em agua e no mesmo ano foi patenteada com o nome de cimento Portland, pois o cimento apresentava cor e propriedade de durabilidades e solidez semelahntes às rochas da ilha britânica de Portland no condado de Dorset. E o ciemnto Portland ficou famoso no mundo pela sua resistência e muito aplicado na construção civil.

CIMENTO PORTLAND NO BRASIL

No Brasil, estudos para aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreram aparentemente em 1888, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho empenhou-se em instalar uma fábrica na fazenda Santo Antônio, de sua propriedade, situada em Sorocaba-SP. Várias iniciativas esporádicas de fabricação de cimento foram desenvolvidas nessa época. Assim, chegou a funcionar durante apenas três meses, em 1892, uma pequena instalação produtora na ilha de Tiriri, na Paraíba, cuja construção data de 1890, por iniciativa

Relacionados

  • Cimento portland
    2915 palavras | 12 páginas
  • RELATORIO INTRODU O
    6579 palavras | 27 páginas
  • Realatório Análise da Dosagem Experimental do Concreto
    10184 palavras | 41 páginas
  • Compressor
    7575 palavras | 31 páginas