cimento protland

Páginas: 3 (629 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
CIMENTO PORTLAND

ORIGEM
A palavra cimento surgiu da expressão em latim “caementu” que significa proveniente dos rochedos. A origem do cimento passa pelas pirâmides do Egito, que utilizaram em suaconcepção uma espécie de gesso calcinado, entra pela Roma e Grécia antigas em seus monumentos uma massa obtida pela hidratação de cinzas vulcânicas. Ganhou desenvolvimento pelas mãos do inglês JohnSmeaton, em suas pesquisas para encontrar um algomerante para construir o farol de Eddystone em 1756. Com James Parker, que descobriu em 1791 e patenteou em 1796 um cimento com o nome de CimentoRomano, composto por sedimentos de rochas da ilha de Sheppel e ganha detaque com as pesquisas e publicações feitas pelo engenheiro francês Louis José Vicat em 1818.
Mas o grande passo para a evolução docimento foi dado em 1824, pelo químico britânico Joseph Aspdin quando quando queimou conjuntamente pedras calcarias e argila, transformando-as em pó fino e, percebeu que obteve uma mistura que apóssecar, tornava-se tão dura qauanto as pedras empregadas nas construções, essa mistura não se dissolvia em agua e no mesmo ano foi patenteada com o nome de cimento Portland, pois o cimento apresentava core propriedade de durabilidades e solidez semelahntes às rochas da ilha britânica de Portland no condado de Dorset. E o ciemnto Portland ficou famoso no mundo pela sua resistência e muito aplicado naconstrução civil.






CIMENTO PORTLAND NO BRASIL

No Brasil, estudos para aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreram aparentemente em 1888, quando ocomendador Antônio Proost Rodovalho empenhou-se em instalar uma fábrica na fazenda Santo Antônio, de sua propriedade, situada em Sorocaba-SP. Várias iniciativas esporádicas de fabricação de cimento foramdesenvolvidas nessa época. Assim, chegou a funcionar durante apenas três meses, em 1892, uma pequena instalação produtora na ilha de Tiriri, na Paraíba, cuja construção data de 1890, por iniciativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cimento
  • cimento
  • Cimento
  • cimento
  • Cimento
  • Cimentos
  • Cimento
  • Cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!