CIMENTO PORTLAND

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
Apostila CIMENTO PORTLAND

Definição:
O Cimento Portland Comum pode ser definido como um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer, que consiste essencialmente de silicatos de cálciohidráulicos, usualmente com uma ou mais formas de sulfato de cálcio como um produto de adição.
Os clínqueres são nódulos de 5 a 25mm de diâmetro de um material sinterizado, produzido pelo cozimentoaté fusão de uma mistura de calcário e argila, convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda a cal se combine com os compostos argilosos, sem que, após o cozimento resulte cal livre emquantidade prejudicial.

Processo de Fabricação:





A norma brasileira prevê adições que dão 8 tipos de cimento Portland, conforme o teor e a composição adotada:


- A presença de Al2O3, Fe2O3, MgO eálcalis na mistura de matérias primas tem um efeito de reduzir as temperaturas de formação dos silicatos de cálcio, baixando os custos de produção do cimento.
- A homogeneização da mistura dematérias-primas, e a moagem, também ajudam na formação dos compostos desejados no clínquer.
- Devido à maior eficiência em termos de consumo de energia, as fábricas modernas priorizam o processo de produçãopor via seca (800 kcal por quilograma de clínquer contra 1400 kcal/kg na via úmida).
- As reações químicas que ocorrem no sistema de fornos de cimento podem aproximadamente ser representadas como asseguintes:


A operação final no processo de produção consiste na moagem do clínquer com gesso (retardador da pega inicial) e as adições em teores variados que darão os vários tipos de cimento portlandespecificados pelas normas técnicas do CB-18 da ABNT.

Seqüência de formação dos compostos do clínquer:
Na temperatura de clinquerização, em torno de 1450 o C, a formação dos compostos ocorre daseguinte maneira:
Inicialmente a cal se combina com o óxido de ferro e a alumina para dar o ferroaluminato tetracálcico (C4 AF ), até esgotar-se o óxido de ferro. A alumina restante vai formar com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!