cimento portland

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2015
Cimento Portland CP IV

Para obras correntes, sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos. O concreto feito com este produto se torna impermeável, mais durável, apresentando resistência mecânica à compressão superior à do concreto feitocom Cimento Portland Comuns, a idades avançadas. Apresenta características particulares que favorecem sua aplicação em casos de grande volume de concreto devido ao baixo calor de hidratação.
O cimento CP-IV 32 foi desenvolvido para atender situações onde o risco de fissurações ocasionado pelo calor de hidratação é elevado. Seu teor de adições e pozolânicas garante que o calor liberado pelahidratação do clínquer de cimento seja menor evitando o risco de fissuração. A adição pozolânica irá proporcionar maior durabilidade à estrutura e maiores resistências comparada aos cimentos de sua categoria. É especialmente indicado em situações onde o ambiente de aplicação é quimicamente agressivo. Quando a aplicação não exige o uso imediato da estrutura ou uma desforma em idades mais avançadas, aescolha ideal é este cimento que irá apresentar melhor custo beneficio.
Cimento Portland é obtido pela mistura homogênea de clínquer Portland com materiais pozolânicos. O processo de fabricação do cimento portland pode ser resumido nas seguintes operações: mineração e britagem do calcário; preparo e dosagem da mistura crua; homogeneização da mistura, clinquerização e resfriamento, moagem decimento, ensacamento e distribuição.
Local de Produção: Região Sul do Brasil
Com adição de cinza pozolânica, resultante da queima de carvão em usinas termoelétricas, tem teores compreendidos entre 15% e 50% da massa total. Oferece ótima proteção em ambientes agressivos e na mitigação das reações álcali-agregado.
Densidade: 1.400 Kg/m³
Massa específica: 2.280 Kg/m³
Validade: 3 meses a partir dadata de fabricação.
O cimento portland é o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens a diversos tipos de produtos acabados.
Para atender às exigências desse mercado, as empresas têm concentrado investimentos nas áreas de automação industrial e controle de processos, visando à redução deconsumo de energia elétrica e combustíveis, além de investimentos em redução de poluição ambiental. Do mesmo modo, há atenção com a qualidade e insumos que integram toda a cadeia produtiva, que vai desde a mineração até a entrega de concreto usinado na obra.

NBR 5736 - CIMENTO PORTLAND POZOLÂNICO (CP IV)

Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento do cimento Portland pozolânico (CPIV), de classes 25 e 32.
Aglomerante hidráulico obtido pela mistura homogênea de clínquer Portland e materiais pozolânicos, moídos em conjunto ou em separado.
Durante a moagem é permitido adicionar uma ou mais formas de sulfato de cálcio e materiais carbonáticos no teor especificado em 4.2.
Cinzas volantes
Resíduos finamente divididos provenientes da combustão de carvão pulverizado ougranulado.
Outros materiais
São considerados ainda como pozolanas artificiais outros materiais não tradicionais, tais como: escórias siderúrgicas ácidas, microssílica, rejeito silicoaluminoso de craqueamento de petróleo, cinzas de resíduos vegetais e de rejeito de carvão mineral.
Materiais carbonáticos
Materiais finamente divididos constituídos em sua maior parte de carbonato de cálcio.Condições gerais
Designação
Os cimentos Portland pozolânicos são designados pela sigla CP IV.
Nota: As classes 25 e 32 representam os mínimos de resistência à compressão aos 28 dias de idade, em MPa (ver 5.3).
O teor de materiais pozolânicos secos deve estar compreendido entre 15% e 50% da massa total de aglomerante.
Clínquer Portland
Produto constituído em sua maior parte de silicatos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!