Cimento Portland

Páginas: 10 (2362 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia
Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Campus Luziânia
Curso subsequente de edificações















RELATÓRIO TÉCNICO DESCREVENDO O PROCESSO DE FABICAÇÃO E TIPOS DO CIMENTO PORTLAND.










Luís Carlos de Andrade









Luziânia
2012
RELATÓRIO TÉCNICO DEDESCRIÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO E TIPOS DO CIMENTO PORTLAND.







Relatório técnico de pesquisa sobre o CIMENTO PORTLAND, com objetivo final, sendo a aprendizagem de diferenciar, analisar e realizar ensaios com os diferentes tipos de cimento PORTLAND.
Orientador: Profª. Wesley Pimenta Menezes





































Campus Luziânia2012


IDENTIFICAÇÃO

Nome: Luis Carlos de Andrade: 20121080070181

Curso: Técnico Subsequente em Edificações

Endereço: Rua São Felipe, Qd 06, Lt. 05, Vila Esperança, Luziânia-GO.

CEP: 72811-510

Professor orientador: Wesley Pimenta Menezes





















1. INTRODUÇÃO

O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil,por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence à classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava navelha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada. A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. As grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânica da ilha grega de Santorino ou das proximidades dacidade italiana de Pozzuoli, que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.

















2. OBJETIVO

O objetivo da pesquisa é apresentar a fabricação do cimento Portland, bem como citar os seus diferentes tipos, e também citar e analisar ensaios realizados com o mesmo.

























3. DESENVOLVIMENTO

A história docimento inicia-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento Portland é um aglomerante hidráulico fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos.A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano,com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.

Os silicatos de cálcio são os principais constituintes do cimento Portland, as matérias primas para a fabricação devem possuir cálcio e sílica em proporções adequadas de dosagem.

Os materiais que possuem carbonato de cálcio sãoencontrados naturalmente em pedra calcária, giz, mármore e conchas do mar, a argila e a dolomita são as principais impurezas.

A ASTM C 150¹ define o cimento Portland como um aglomerante hidráulico produzido pala moagem do clínquer, que consiste essencialmente de silicatos de cálcio hidráulicos, usualmente com uma ou mais formas de sulfato de cálcio como um produto de adição. O clínquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!