CIMENTO PORTLAND

Páginas: 17 (4148 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE / Soebras Engenharia Civil 4º período-2009
CIMENTO PORTLAND1
Cimento Potland
Adilson Lino
Edna Rocha
Gervacy Santa Rosa Jonathan Azevedo
Josimar Rocha
Thiago de Souza Vanda de Paula Wesley Mendes
Montes Claros, outubro de 2009
Prof.: Auro
Materiais de Construção
Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE / Soebras Engenharia Civil 4ºperíodo-2009
CIMENTO PORTLAND2
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação de água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação de água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspdin, queo patenteou em 1824. Nessa época, era comum na Inglaterraconstruir com pedras de Portland,uma ilha situada no sul desse país.Como resultado da invenção de Aspdin se assemelhava na cor e na dureza a essa pedra de Portland, ele registrou esse nome em suapatente.É por isso que o cimento é chamado cimento portland.
O cimento portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros,resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, etc.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos.
Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação damistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento, etc.).
Portanto, é de fundamental importância utiliza-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveitá-lasda melhor forma possível na aplicação que se tem em vista.
O cimento portland é composto de clínquer e deadições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland.
As adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento.
O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento.
Prof.: Auro
Materiaisde Construção
Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE / Soebras Engenharia Civil 4º período-2009
CIMENTO PORTLAND3
Os principais componentes do cimento portland são: Alita e belita, C3A e C4AF Alita na sua composição pura 3CaO.SiO2
C3S(Alita): SilicatoTricalcio(3CaO.SiO2)-é um dos constituintes essenciais do clínquer(40 a 70%).
-C2S(Belita):Silicato Bicálcio(2CaO.SiO2)-é muito importantetambém,contribuindonas resistência mecânica do cimento.
A rocha calcária é primeiramente britada, depois moída e em seguida misturada, emproporções adequadas com argila moída.A mistura formada atravessa então um forno giratório de grande diâmetro ecomprimento, cuja temperatura interna chega a alcançar 1450°C.O intenso calor transforma a mistura em um novo material, denominado clínquer,que seapresenta sob a forma de pelotas.Na saída do forno o clínquer, ainda incandescente, é bruscamente resfriado para posteriormente ser finamente moído, transformando-se em pó.
O clinquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.Essa característicaadquirida pelo clínquer, que faz dele um ligante hidráulico muito resistente, é sua propriedade mais importante.
As adições são outras matérias-primasque, misturadas ao clínquer na fase de moagem,permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. Essas outras matérias-primas são ogesso, as escórias de alto-forno, os materiaispozolânicose os materiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!