cimento portland

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
Cimento Portland é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. O nome Portland foi dado em 1824 pelo químico britânico Joseph Aspdin, em homenagem à ilha britânica de Portland, no condado de Dorset.
Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar,tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ouligantes, que endurece sob a ação de água. Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças a essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pelahumanidade, superado apenas pela água.
Com diferentes adições durante a produção, se transforma em um dos cinco tipos básicos existentes no mercado brasileiro: cimento portland comum, cimento portland composto, cimento portland de alto forno, cimento portland pozolânico e cimento portland de alta resistência inicial.
Na década de 70 aconteceu o chamado “milagre brasileiro”, período marcado porintenso desenvolvimento econômico. Além de milhares de obras residenciais, outras com características e portes notáveis, surgiram rapidamente em todo país, como a Usina Hidrelétrica de Itaipú, Ponte Rio- Niterói, Usina Nuclear de Angra dos Reis, Rodovia dos Imigrantes.





DEIXAR UMA PAGINA PRO SUMARIO E FAZER DEPOIS QUE O TRABALHO TIVER PRONTO.






OBIJETIVO DO TRABALHO
Tem porobjetivo mostrar que o cimento portland é uma das substâncias mais consumidas pelo homem e isso se deve a características que lhe são peculiares, como trabalhabilidade e moldabilidade, e alta durabilidade e resistência a cargas e ao fogo. Insubstituível em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificações, em pontes,tubos de concreto ou telhados, etc.
Mais com o passar do tempo, ou até mesmo pelo desgaste que vem com ele, o cimento sofre depreciações e com isso vem o dano à obra em que foi empregado.
Como por exemplo os dois conteúdos abordados nesse trabalho, patologias em pontes e em hidrelétricas.




















FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
1. Principais processos
Os processos principaisque causam a deterioração do concreto podem ser agrupados, de acordo com sua natureza, em mecânicos, físicos, químicos, biológicos e eletromagnéticos. Na realidade a deterioração do concreto ocorre muitas vezes como resultado de uma combinação de diferentes fatores externos e internos. São processos complexos, determinados pelas propriedades físico- químicas do concreto e da forma como estáexposto. Os processos de degradação alteram a capacidade de o material desempenhar as suas funções, e nem sempre se manifestam visualmente. Os três principais sintomas que podem surgir isoladamente ou simultaneamente são: a fissuração, o destacamento e a desagregação.

2. Patologias estruturais comuns em pontes
As grandes estruturas, que se encontram sob a jurisdição da Administração Pública,requerem, para sua manutenção, um planejamento cuidadoso para sua correta conservação.
No caso das pontes, estas podem ser construídas de diferentes materiais, tais como:
- Pontes de Alvenaria
- Pontes de Concreto
- Pontes Metálicas
- Pontes Mistas (p. ex.: aço e concreto)
Nesse trabalho são tratadas exclusivamente as estruturas de concreto e suas patologias.
O uso continuado, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!