cimento portland

Páginas: 57 (14160 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: CIMENTO PORTLAND
1. INTRODUÇÃO

O cimento portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Apesar de sua invenção ter ocorrido há mais de um século e, em nosso País, sua efetiva produção ter-se iniciado há cerca de 75 anos, muitos são os que fazem uso dele sem conhecê-lo com maior rigor.
A história do cimento origina-se no Egito antigo,Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras (pó fino) de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento é um aglomerante hidráulico (tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico) fabricado pela moagem do clínquer, compostosde silicato e cálcio hidráulicos.

Em 1758, um inglês, Smeaton, encontrou um produto de alta resistência através da calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1918 um francês, Vicat, inventou o cimento artificial através de componentes argilosos e calcários, obtendo também um material de alta resistência. Porém foi com Joseph Aspdin que a invenção do cimento evoluiu, este inglês inventou ofamoso Cimento de Portland,que ganhou esse nome por causa da semelhança de durabilidade e solidez com as rochas da Ilha de Portland. Esse cimento hoje é fabricado seguindo rigorosamente as normas estabelecidas.

O material é extremamente versátil – principalmente com o surgimento do cimento branco, para finos acabamentos – de ótima qualidade e resistência.

2. DEFINIÇÃO

Cimento portland é adenominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da agua. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento portland, misturado com água e outrosmateriais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o p-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos. Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do pontode vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento etc.).
Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveita-las damelhor forma possível na aplicação que se tem em vista.
Há tempos havia no Brasil, praticamente, um único tipo de cimento portland. Com a evolução dos conhecimentos técnicos sobre o assunto, foram sendo fabricados novos tipos. A maioria dos tipos de cimento portland hoje existentes no mercado servem para o uso geral. Alguns deles, entretanto, tem certas características e propriedades que os tornammais adequados para determinados usos, permitindo que se obtenha um concreto ou uma argamassa com a resistência e durabilidade desejadas, de forma bem econômica.

3. COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND (MATÉRIAS-PRIMAS)

O cimento portland é composto de clínquer e de adições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. As adições podem variar de umtipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento.

3.1 Clínquer

O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento. A rocha calcária é primeiramente britada, depois moda e em seguida misturada, em proporıes adequadas, com argila moída. A mistura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • Cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!