cimento alftos

315 palavras 2 páginas
Química do Asfalto
1ª tipos de asfaltos?
* Cimentos Asfálticos de Petróleo (CAP)
*Asfaltos Diluídos de Petróleo (ADP)
* Emulsões Asfálticas Aniônicas
* Asfaltos Oxidados por Catálise (catalíticos) *Asfaltos Poliméricos

2ª Processo de produção dos Asfalto?
Os processos de refinamento do petróleo, para obtenção de cimento asfáltico de petróleo (CAP), também dependem do tipo de cru e do seu rendimento em asfalto. Assim teremos: * Petróleos com alto rendimento em asfalto (cru de base naftênica), basta o estágio de destilação a vácuo no processo de refinamento
* Petróleos com rendimento médio em asfaltos (cru de base intermediário) é necessário a destilação em dois estágios, um à pressão atmosférica e o outro a vácuo. Este processo produz resíduos asfálticos mais duros, tendo necessidade de se proceder a uma correção nas características dos CAP, que é feito com a adição de diluentes ao resíduo. Este ajuste pode ser feito na própria torre de vácuo.
* Petróleo com baixo rendimento em asfalto (petróleos leves), além da destilação à pressão atmosférica e a vácuo, deverá ser executada a desasfaltação a propano (extração com propano/butano), conforme .O objetivo deste processo é eliminar a necessidade de se trabalhar a temperaturas elevadas.
3ª Relação da composição Química de cada tipo Ex: Convencional, de concreto de borracha, etc.
O que teve melhores resultados foi o de 5% de adição, que apesar de ter apresentado resistência menores que o concreto convencional sua resistência de tração na flexão foi satisfatória para utilização em calçadas . Já os de 10% e 15% , apresentaram a vantagem e utilizar mais raspas e estas deram maior flexibilidade no concreto, mas tiveram a desvantagem as resistências não satisfazerem o uso em questão. *Além de aumentar a vida útil das calçadas de pavimentação , reduziram o montante de resíduos de pneus no meio ambiente , principalmente nos aterros sanitários .
Fontes:

Relacionados