Cima, gestão do território e enchentes no vale do itajaí- sc

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
Nelson Cesar fraga é professor do curso de Turismo das Faculdades Integradas Curitiba, coordenador do núcleo de Pesquisa de Turismo de Guerra - NPTG/ Turismo FIC, professor do Curso de Pós graduação em Analise Ambiental da Universidade, Federal do Paraná.

Clima, gestão do território e enchentes no vale do Itajaí- SC

O autor em seu trabalho resulta aquestão das enchentes, localizadas no Vale do Itajaí (SC), seus registros tem demonstrado varias problemáticas e tem sido foco de varias discussões, por causar vários prejuízos à população. E por esse assunto ser algo emergencial à população em seus palanques os políticos promete tomar as providencias cabíveis para solucionar o problema. Ate a imprensa ajudou na busca pela solução por meio de obrasestruturais, com varias matérias publicadas nos jornais de circulação estadual e até nacional, ficando por décadas em discursos.
Os fatores agravantes que propiciaram tais enchentes vêm sendo estudado, como o desmatamento, a utilização de locais inadequada para habitação, como as encostas e outros. Mesmo sabendo do risco que estão correndo, e assim tendo um maior risco de mesmo.
Desdeque começou a serem medidos os níveis das enchentes em Blumenau (SC), diversas cotas foram registradas. No entanto o Rio Itajaí-Açu ultrapassou em cinco ocasiões a cota de 13,00m: 1852, 1888, 1911, 1983 e 1984 em um período de 70 anos.
Esta problemática tem despertado a população local varias indignações, exigindo das autoridades uma providência, como a construção de diversas obrasestruturais na bacia do Rio Itajaí para assim regularizar o escoamento superficial. Isto sem se ater ao fato de que problema poderia der minimizado por meio de obras não estruturais, estas não causariam desgastes ecológicos tão violentos nas áreas escolhidas para as obras de regularização (fraga).
A população por sua vez não se atenta ao fato de que, pra minimizar essas enchentes tem que tercerto cuidado, pra não ocasionar em outro ponto problemas com proporções maiores.
Por mais que as precipitações sejam bem distribuídas no decorrer do ano, não há sequer um mês onde os totais pluviômetros são mais elevados, estes ocorrem nos meses do verão e primavera, sendo que poucas vezes ocorrem no inverno e outono e ainda tendo este ritmo controlado pela frente polar atlântica.

Paramelhor compreensão desses acontecimentos a discussão vai alem do clima, chegando ao território, que por sua vez divide o estado de santa Catarina em vários tipos distintos de subtipos climáticos, no entanto as enchentes não dependem simplesmente de sua abundância de água na ocasião. Pôs suas totalidades pluviométricas não definirem o grau das cheias, e sim das características quantitativas daduração e extensão, com relação ao tempo, área intensidade.
Já não sendo o suficiente os agravantes naturais, a ação humana com as queimadas, principalmente nas encostas com o desmatamento, só vem contribuir para o agravamento da situação. As árvores nas encostas minimizam a força das exoradas, e ainda diminui e até evita erosões.

Ulisses. C. Confaloniere da fundaçãoOsvaldo Cruz

Variabilidade climática, Vulnerabilidade Social e saúde no Brasil

Ao iniciar o texto, o autor destaca que a atuação do clima se da basicamente de duas maneira de maneira continua auxiliando os fenômenos biológicos, e de forma episódica, através dos eventos climático-metodológicos extremos. O primeiro se refere à saúde humana. O segundo ao impacto que se da através dosacidentes e traumas, como no caso de tempestades seguidas de inundações, principalmente nas zonas urbanas. No entanto a seca também provoca agravantes na saúde mais insidiosos e indiretos por ocasionar perdas das plantações.
Os eventos extremos é o causador principal dos impactos na saúde humana por se da através de acidentes e traumas como nos casos de tempestades seguidas de inundações, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paper enchentes no vale do itajai
  • Acidente Ambiental Natural
  • Vale do Itajaí
  • Vale do itajai
  • Vale do Itajaí
  • Vale do Itajai
  • Vale do Itajaí
  • Vale do Itajai

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!