cilos bioquimicos

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Ciclo bioquímico do carbono.
O reservatório de carbono é a atmosfera, onde o nutriente das plantas encontra-se na forma de dióxido de carbono (CO2), um gás que nas condições naturais de temperatura e pressão é inodoro e incolor. O carbono é o principal constituinte da matéria orgânica, participando em 49% do peso orgânico seco. O ciclo do carbono é um ciclo perfeito, pois o carbono édevolvido ao meio à mesma taxa a que é sintetizado pelos produtores.
     As plantas utilizam o CO2 e o vapor de água da atmosfera para, na presença de luz solar, sintetizar compostos orgânicos de carbono, hidrogênio e oxigênio tais como a glicose. A reação de fotossíntese pode ser expressa como:
6 CO2 + 6 H2O + Energia Solar --> C6H12O6 + 6 O2
     É importante observar dois pontos:
        - A fixação do carbono em sua forma orgânica indica que a fotossíntese é a base da vida na Terra.
         - A energia solar é armazenada como energia química nas moléculas orgânicas da glicose.
     A energia armazenada nas moléculas orgânicas é liberada no processo inverso ao da fotossíntese: a respiração. Na respiração ocorre a quebra das moléculas, com a conseqüente liberação de energiapara realização das atividades vitais dos organismos. A reação de respiração é dada por:
C6H12O6 + 6 O2 --> 6 CO2 + 6 H2O + 640 Kcal/mol de glicose
     Por meio da fotossíntese e da respiração, o carbono passa de sua fase inorgânica à fase orgânica e volta para a fase inorgânica, completando assim seu ciclo biogeoquímico. Fotossíntese e respiração são processos de reciclagem do carbono e dooxigênio em várias formas químicas em todos os ecossistemas.



     É importante observar a existência de uma interação entre o CO2 atmosférico e o aquático. A concentração de CO2 na atmosfera é de 0,032 %, um valor excessivamente baixo para explicar a síntese de aproximadamente 50 a 60 x 10 9 toneladas/ano de carbono no processo de fotossíntese. Além da alta taxa de reciclagem do carbono (menosde mil anos), a explicação para o número apresentado advém da existência de reservatório auxiliar de carbono representado pelos oceanos.
     A interação entre os reservatórios aquático e atmosférico ocorre por meio de uma reação química de difusão, cuja direção depende da maior ou menor concentração do gás. A reação é dada a seguir (Kormondy, 1976):
CO2 atmosférico
CO2 + H2O --> H2O3 - H+ +HCO3- - 2 H+ + CO3-
     Caso haja aumento da concentração de CO2 na atmosfera, a reação indica que parte desse CO2 será absorvido pelo oceano, ficando dissolvido na água.
     Esse CO2 combina-se com a água para prduzir o ácido carbônico (H2CO3), que por sua vez dissocia-se em um íon de hidrogênio (H+) e em um íon de bicarbonato (HCO3-). O HCO3- dissocia-se em um íon de carbonato mais um íon dehidrogênio (H+). A reação é reversível e realiza-se no sentido da maior para a menor concentração.
     Na figura do ciclo do carbono tem a presença de produtores, consumidores e decompositores participando dos processos de fotossíntese e respiração (ciclo principal). E num ciclo secundário, mais lento, a participação de plantas e animais que foram incorporados por processos geológicos na crostaterrestre. Nesses processos, os organismos foram transformados em combustíveis fósseis e calcário que ficam à margem do ciclo principal. Os combustíveis fósseis são, portanto, energia solar armazenada n forma de moléculas orgânicas no interior da Terra.
     A partir da Revolução Industrial, o homem passou a fazer uso intenso dessa energia armazenada, e no processo de queima (respiração) passou adevolver o CO2 à atmosfera a uma taxa superior à capacidade assimiladora das plantas (pela fotossíntese) e dos oceanos(pela reação de difusão). Esse desequilíbrio do ciclo natural pode ter implicações na alteração do chamado Efeito Estufa, com conseqüente aumento da temperatura global da Terra. Sabemos hoje que aproximadmente 50 % do excesso de CO2 gerado é absorvido pelos oceanos (Perkins,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioquímico
  • Bioquímicos
  • Ciclos bioquimicos
  • Ciclos bioquimicos
  • exames bioquimicos
  • teste bioquimicos
  • farmacêutico bioquímico
  • vidracarias de bioquimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!