Cikumbi- cabinda

2680 palavras 11 páginas
Introdução

Cabinda é um território costeiro situado na África central ao sul do equador e ligeiramente ao Norte do rio Congo, a população de Cabinda é estimada em mais de 6000.000 habitantes, da qual quase a metade vive no exílio.

É limitado ao Norte pela república do Congo/Brazzaville, ao Sul e a Leste pela República Democrática do Congo/Kinshasa e ao Oeste pelo Oceano Atlântico (200 km de costa). Cabinda não tem nenhuma fronteira comum com Angola.

DESENVOLVIMENTO

Subtema: Cikumbi

É uma festa de iniciação feminina feita pelos povos de Cabinda e Muanda (RDC) reservadas pelos adolescentes virgens. Foi introduzido em Cabinda pelo príncipe Nzingo, que era também conhecido como Santo por possuir diversos dons. Ele acreditava que a falta de chuvas, a seca nos rios e a fraca produtividade tanto nos campos como em outros sectores se devia ao facto das mulheres conceberem em alturas impróprias. Assim, esse tomou a decisão de que todas as mulheres daquela época antes de entrarem para uma vida sexual activa, tinham que passar primeiro ritual de Cikumbi.

A passagem por esta fase, era obrigatória, devia-se cumprir as normas culturais, pois a menina, a moça, ou a jovem não podia ter relações conjugais, nem sexuais. Todavia, existe aqueles que confundem essa prática com o casamento tradicional ou o que é usual.

Segundo o Conga da Costa, pastor da I.C.A.A, a prática do Cikumba possui relação com o nzó kikumbi ou nzó kwálama. A passagem por esta casa de tinta, por esta prática significava a transição da adolescência para a emancipação, em outros termos. Por isto, a condição indispensável é que a moça deveria ser virgem, apresentar-se ainda virgem, por isso do termo Tchimkupa, que significa justamente moça virgem.

Assim, entende-se que a prática do Cikumbi está estreitamente relacionada com a manifestação do ciclo menstrual pela primeira vez, isto é, na faixa

Relacionados