cihhh

1743 palavras 7 páginas
História

Até o final da década de 70, não havia no Brasil qualquer trabalho de preservação dos animais no mar. As tartarugas marinhas foram incluídas em uma lista do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF de espécies ameaçadas de extinção. Mas estavam desaparecendo rapidamente, por causa da captura em atividades de pesca, da matança das fêmeas e destruição dos ninhos nas praias. Houve reação e denúncias, inclusive de repercussão internacional.

Iniciou-se então em 1980 um levantamento por toda a costa brasileira, entrevistando pescadores, prefeituras, universidades, e moradores, o que permitiu um retrato da situação das tartarugas marinhas. Identificou-se as espécies, os últimos locais de concentração de desovas, períodos de reprodução e os principais problemas relativos à sobrevivência, como fábrica de bijuterias e comercialização de subprodutos.
Este levantamento, que caracterizou a primeira fase durou 02 anos, quando então iniciou a implantação das primeiras bases de campo .e estendeu-se em seguida para outros estados do país. As primeiras bases de campo não possuíam estrutura nenhuma, e contaram desde o início com apoio de moradores ou instituições locais.

Todas as desovas eram transferidas para cercados protegidos nas próprias áreas de desova e um intenso programa de educação e conscientização com as comunidades locais começou a ser desenvolvido. Naquela época nem se falava em Educação Ambiental ou Conscientização Ambiental.
Tudo era muito empírico e fruto do esforço da equipe que sabia da situação critica destas espécies.

Gradativamente foi necessário aumentar a área protegida pois os resultados das atividades de campo demonstraram que as tartarugas distribuíam-se por áreas mais extensas. Em consequência, foi essencial também estender o monitoramento e os trabalhos de educação ambiental.

Desde o inicio o Tamar precisou do apoio das pessoas que viviam nas áreas onde as tartarugas desovavam. Contratava os próprios

Relacionados