cienvcias contabeis

2426 palavras 10 páginas
A relação saúde – doença
A relação saúde doença faz parte de um universo social, permeado de símbolos, expectativas e referencias que se entrecruzam e intrigam com o universo da ciência e dos medicamentos.
Cada cultura constrói uma explicação própria para a origem, causas e tratamento de determinadas doenças. A cada representação de doença corresponde um determinado saber e uma terapêutica que façam sentido quando tomadas em conjunto.
Cada cultura tem uma relação diferente de ver as coisas e as doenças, para alguns grupos as doenças são resultado da ação de espíritos através de feitiçarias e cuja terapêutica consiste em expulsar o inimigo do corpo doente; para outros a doença possui existência independente do doente e sua terapêutica consiste em ingerir substancia para curar a enfermidade.
A medicina ocupa tanto espaço simbólico que parece natural que nosso organismo adoeça devido ao ataque exógeno de agentes patológicos ou a disfunção endiogena de alguns órgãos. Essa definição tornou-se socialmente apropriada com a divulgação dos saberes produzidos pelas ciências medicas a partir do século XVIII e especialmente XIX.
A principal pratica terapêutica da ciência da saúde era a medicina, mais logo surgiu a psicologia que institucionalizou-se através dos hospitais, clinicas, manicômios e consultórios. O desencadeamento do mundo acabou interferindo em noção de doença e de corpo doente e também nas praticas de tratamento.
A ideia de doença foi elaborada a partir do desenvolvimento Da ciência no século XIX, com a descoberta do raio X, o aperfeiçoamento de lentes para microscópio e as incursões no mundo micro. Antes dessa descoberta o ser humano dependia dos sentidos pa5ra explicar estados patológicos.
Cada cultura constrói uma representação da relação saúde- doença criando um sistema medico coerente com ela.
Existem sistemas envolvendo patologias e médicos ao lado de outros representados por energias e praticas, todos são sistemas médicos, desde que suas praticas

Relacionados