cienciasss

2558 palavras 11 páginas
Breves considerações sobre O conceito de ironia, de Søren Kierkegaard
JACQUELINE OLIVEIRA LEÃO*

Como toda filosofia inicia pela dúvida, assim também inicia pela ironia toda vida que se chamará digna do homem.
Kierkegaard

Resumo
Este ensaio intenta discutir sobre o conceito de ironia em Søren
Kierkegaard. Além disso, objetiva demonstrar a relação entre pensamento e palavra, proposição e significado em relação à própria ironia. Palavras-chave: Ironia; Kierkegaard; Subjetividade.

Abstract
This essay intends to discuss the concept of irony in Søren
Kierkegaard. Furthermore, it aims to demonstrate the relationship between thought and word and meaning and proposition in relation to the irony itself.
Key words: Irony; Kierkegaard; Subjectivity.

*

JACQUELINE OLIVEIRA LEÃO é Doutora em Literatura Comparada pela UFMG, Pós-Doutora em
Estudos Literários pela UFMG e docente no Programa de Pós-Graduação (FEAD); docente e pesquisadora institucional da FAMINAS-BH.

6

O texto que ora se tece persegue uma perspectiva ensaística, e tem como principal objeto a análise, a leitura, de O conceito de ironia1 [na verdade, a
Dissertação de Mestrado, defendida em 1841], de
Søren Kierkegaard. Daí decorre o seguinte questionamento: como entender a relação irônica entre interioridade e exterioridade, pensamento e palavra, proposição e significado? O entendimento da concepção de ironia em Kierkegaard é base para o estudo de sua dialética, principalmente, nas obras que compõem o estádio estético. Para
Muecke (1995, p. 46-47), a ironia é o eixo que orienta e articula as discussões e os pontos de vista da filosofia existencial kierkegaardiana, pautada nas determinações subjetivas do indivíduo em particular: por isso, é impossível ser irônico de tempos em tempos ou em determinadas situações para ser, apenas, admirado como ironista.
Por outro lado, para os leitores de
Kierkegaard,
talvez, a grande dificuldade encontrada no

Relacionados

  • Cienciasss
    452 palavras | 2 páginas