CienciasPoliticas 1

1831 palavras 8 páginas
Prof. Marcus Paulo Rycembel
14/08/2012
Sociedades Politicas Tradicionais
Não existe Estado sem Direito, mas existe Direito sem Estado

Corruptível = Fora do que é aceitável
O que faz/fez o individuo viver em sociedade?
R.: Mitos e Religiões
 O que Mitos e Religiões têm em comum?
- M. e R. aludem numa intervenção do mundo espiritual ao mundo real dos humanos
-Fatos Originais
-Fatos Históricos
 Qual a diferença entre elas?
-Mitos são alusão ao natural, Hommero sabia que era só uma criação dele, por isso durou menos que as religiões
Religiões e Mitos são origens de civilizações: Pretendem explicar de forma mais ou menos obscura, um acontecimento originário cuja narrativa explica uma intervenção sobrenatural (de Deus ou dos Deuses) na historia social humana. Tal narrativa é passada de geração em geração para uma tradição oral e escrita.
-Estas têm uma única linguagem  Símbolos, podendo assim formar uma linguagem contínua, podendo assim entrar ou não na consciência humana. Fazendo nascer as URBES, locais de culto em comum entre os fieis.
A narrativa daas religiões e dos mitos é constituída para uma linguagem dos símbolos.
Símbolos são formas de representação da verdade. Sua continuidade histórica, pressupõe que as gerações sociais introgetem tais símbolos e os entendam como verdade referida e/ou verdade revelada. A adesão ou repulsa desses símbolos, pela consciência humana irá gerar em 1º lugar uma 1ª forma de organização social para o culto sagrado. Surge a URBE, o lugar comum daqueles que aderem á religião ou ao mito fundados, esses são considerados civis, aqueles que não aderem são considerados bárbaros.
Do ponto de vista territorial as civilizações humanas, as ‘cidades’ nasciam na URBE, com o crescimento populacional no tempo e no espaço as sociedades necessitaram formas de organizar sua vida politica, daí nascem duas instituições primárias: 1º natureza espiritual, isto é, instituição religiosa, a 2ª de natureza temporal e social, isto é, instituição politica.

Relacionados