cienciasfisicasebiologicas

6469 palavras 26 páginas
INTRODUCÃO
Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos. Nem toda água que está em baixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquela que ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.
As reservas subterrâneas são formadas e realimentadas pelas águas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que se infiltram lentamente pelos poros, fracturas e cavidades das rochas e solos. A água subterrânea é, portanto, a parcela da água que permanece no subsolo, onde flui até descarregar em corpos da água superficiais, nas nascentes, ser extraída em poços ou absorvida por raízes de plantas. A água subterrânea tem papel essencial na manutenção da humidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos e é responsável pela permanência dos rios durante os períodos de estiagem.
Um maciço rochoso ou um solo argiloso, pode servir de leito para as águas subterrâneas, pois permitem que ela se acumule e elimine todos os espaços vazios do solo. Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fracturadas. Neste último caso, as fracturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade. Um caso menos frequente é o das rochas calcárias, nas quais até mesmo a baixa acidez das águas da chuva é capaz de abrir verdadeiros túneis, por onde flui a água subterrânea. A maior reserva de água doce do mundo se encontra nas geleiras (quase 70 %) seguida pela existente no subsolo (quase 30%),2 representando esta última cerca de 90% do total de água doce disponível para consumo humano. Uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo é o famoso Aquífero Guarani, que ocupa o subsolo do nordeste da Argentina, centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.

1.1-A Importância das Águas Subterrâneas

Relacionados