Ciencias

Páginas: 32 (7786 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014



AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2014.2

Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenador (a):
Aluno (a): Matr.:
Polo:

QUESTÕES


1) Sabemos que a condição de saúde da criança é fundamental para que a mesma se desenvolva física e intelectualmente. Neste contexto, éimportante que nós educadores saibamos identificar os riscos de se adquirir parasitos, a forma de transmissão e como pode ser evitada. Cite pelo menos três dos parasitos mais comuns que acometem o ser humano e como isso pode ser evitado. (2,0)

R.: Os parasitos mais comuns que acometem o ser humano são: piolho, sarna e lombriga. Para evitar pegar piolho deve: evitar o contato com a cabeça de quem tem;as meninas devem usar o cabelo preso; não partilhar chapéus, toalhas, pentes e escovas; inspecionar regularmente a cabeça das crianças; lavar regularmente a cabeça das crianças; pentear os cabelos com um pente com dentes apertados. Para evitar pegar sarna deve se evitar usar: roupas de outras pessoas, toalhas e roupas de cama, evitar situações de conglomerados de pessoas e ter boas práticas dehigiene. E para evitar as lombrigas é necessário tomar os seguintes cuidados: beber somente água fervida ou filtrada; lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes, ou ainda usar pastilhas de cloro na água; manter as instalações sanitárias limpas; lavar as mãos antes e após o uso do banheiro e antes de todas as refeições; andar sempre com o pés calçados e cortar as unhas. Essessão apenas alguns cuidados que podemos tomar para evitar os parasitos.

2) “Podemos dizer que o uso indevido dos recursos ambientais, presentes na natureza, pode se traduzir em riscos ou prejuízos para todos os seres que constituem a biosfera”. Cite 3 intervenções humanas no meio ambiente que colocam o homem em risco de sobrevivência e suas possíveis conseqüências. (1,5)


3) Na aula 15 do seumódulo de Ciências Naturais 2 é apresentado o caminho percorrido pelo ar em nosso organismo: fossas nasais → faringe→ laringe→ traquéia → brônquios→ bronquíolos→ alvéolos, onde ocorre a hematose (troca de CO2 e O2). Algumas pessoas, porém, não inspiram o ar pelo nariz, o que pode acarretar uma série de problemas. Explique porque pessoas que inspiram pela boca têm maior probabilidade de adquirirdoenças do aparelho respiratório? Qual a importância de inspirar o ar pelo nariz e não pela boca? Cite as principais doenças respiratórias que afetam a espécie humana. (2,0).

R.: As pessoas que inspiram pela boca têm maior probabilidade de adquirir doenças do aparelho respiratório porque o ar entra direto sem ser aquecido e filtrado. E a importância de inspirar o ar pelo nariz e não pela bocaé que respirando pelo nariz o ar é umidificado e aquecido, respirando pela boca isso não acontece e o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e impede que impurezas cheguem ao organismo. E as principais doenças respiratórias que afetam a espécie humana são: o resfriado comum, a otite, a sinusite e a faringite.

4) Leia o texto com atenção:

A QUESTÃO DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO FORMAL
Nãohá dúvidas de que a escola é o local onde mais se difundem valores e conceitos, ainda que muitos nos pareçam inadequados. Louro (1997) afirma que a escola não é apenas uma difusora de conceitos, mas produtora dos mesmos. Quando falamos nestes valores e conceitos, incluímos também o gênero e suas implicações.
Suplicy (1995, p.60) destaca que:
“Essa mesma educação incute valores acerca de qualcomportamento social e pessoal esperar do homem ou da mulher. Os valores consagram padrões masculinos e femininos, negando inclusive as imensas diferenças existentes no interior do conjunto das mulheres ou dos homens.”
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN) referentes à orientação sexual (Brasil, 1996), este tema que inclui também as questões de gênero, é transversal, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!