ciencias

Páginas: 2 (367 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Sistema linfático




Introdução

Sistema linfático e sua função:
O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam ofluido linfático dos tecidos de volta para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colaboram com glóbulos brancos para proteçãocontra bactérias e vírus invasores. O sistema linfático possui três funções inter-relacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequenteda gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmódios). Os vasos linfáticos têm a função dedrenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.




Doenças do SistemaLinfático
Linfedema: 
Um dos mais prevalentes distúrbios linfáticos é a insuficiência linfática, ou linfedema, que ocorre devido a um acúmulo de fluido linfático no tecido intersticial. Isso resulta eminchaço nos braços, pernas e às vezes em outras partes do corpo. A gravidade desta doença varia de complicações extremamente leves para uma desfigurante, infecção dolorosa e celulite profunda na pele.Se não for tratada, a pele torna-se eventualmente de fibrose (espessamento da pele e tecidos subcutâneos), com perda da estrutura normal, funcionalidade e mobilidade.
Linfedema primário: 
É umacondição hereditária que ocorre devido à dificuldade ou falta de vasos linfáticos. Ela afeta de um a até quatro membros e até mesmo outras partes do corpo, inclusive órgãos internos. Pode apresentar nonascimento, se desenvolver com o início da puberdade ou ocorrer na idade adulta, sem causas aparentes.
Linfedema Secundário: 
A desordem é basicamente adquirida, que ocorre devido a algum trauma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!