ciencias

333 palavras 2 páginas
É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Neide possuía experiência na área de Estudos Populacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais e internas, distribuição da população, população e desenvolvimento regional, população e espaço, urbanização, políticas migratórias e, mais recentemente, indicadores de direitos humanos.
Neide Patarra também foi uma participante ativa dos Encontros Anuais da ANPOCS entre atividades diversas e cursos sobre indicadores sociais e direitos humanos. Recentemente Neide coordenou o concurso ANPOCS/Fundação Ford “O Brasil que sai do Censo”, voltado para Doutorandos em Ciências Sociais com trabalhos que utilizaram dados e informações do Censo Demográfico 2010.
A ANPOCS transmite os mais profundos sentimentos aos familiares e amigos de Neide.
BLOG DA ANPOCS: QUE NOTAS NA ERA DIGITAL?
Que notas na era digital? por Pedro Meira Monteiro (Princeton University) postado em 16/10/2013.
Entre o início da década passada e hoje, o tipo de consulta que fazemos quando anotamos um texto passou a ser diferente, e o trabalho do crítico se tornou mais ágil e delicado. Ágil: um nome, uma expressão, uma data, podem ser rapidamente checados online. Delicado: a quantidade de informação exige uma trabalhosa triagem, já que a internet é o espaço propício para a informação de má qualidade, equivocada, viciada e rasa.

Relacionados