CIENCIAS

Páginas: 16 (3904 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
Importância da Parasitologia


A Parasitologia é a ciência que estuda os organismos (parasitos) que vivem no interior ou exterior do hospedeiro, extraindo deste seu alimento e abrigo, sendo que esta associação nem sempre é nociva ao hospedeiro. Esta ciência envolve o estudo de protozoários, helmintos e artrópodes, grupos onde estão incluídos a maioria dos parasitos de importância médica.
Osparasitos representam grave problema de Saúde Pública, uma vez que as doenças parasitárias estão, na maioria das vezes, associadas à má nutrição, sendo grandes responsáveis pela deficiência no aprendizado e desenvolvimento físico das crianças.
A doença parasitária reflete a luta existente entre parasitos e hospedeiros, ou seja, é resultante dos mecanismos de agressão do parasito e os meios dedefesa do hospedeiro. Quando há predominância dos mecanismos de agressão dos parasitos ocorre o desenvolvimento da patologia e dos sintomas, que podem provocar até a morte do hospedeiro. Mas, quando os meios de defesa do hospedeiro são mais eficientes ocorre a morte do agressor (parasito). No entanto, na maioria das vezes, o que ocorre é o equilíbrio de forças entre parasito e hospedeiro, que levaa sobrevivência dos dois (parasito e hospedeiro), tornando o hospedeiro um Portador São, que passa a ser suporte do parasito, não manifesta sintomas e ainda dissemina o parasito no ambiente e comunidade.



Para desenvolvimento da doença parasitária são necessários alguns fatores, fatores que são inerentes ao parasito e fatores que são inerentes ao hospedeiro.
Fatores inerentes aoparasito:
Número de exemplares:
Ex.: A Giardia lamblia quando presente em pequeno número é assintomática, ou seja, o indivíduo quando parasitado não manifesta os sintomas. Mas, em grande número provoca deficiência de vitamina, ácidos graxos e ácido fólico.
Tamanho do parasito:
Ex.: As tênias absorvem alimentos através da cutícula, película que envolve as células do parasito, portanto, quanto maiora tênia mais acentuado serão os sintomas, uma vez que o seqüestro de nutrientes será maior.
Localização – pode ou não influir nos sintomas.
Ex.: A Ascaris lubricoides em alguns casos é assintomática, mas em outros pode obstruir o canal de Wirsung (pâncreas) levando a uma pancreatite ou podem formar uma massa de vermes na luz intestinal, obstruindo o trânsito do bolo fecal, podendo levar opaciente a morte.
Virulência – é a severidade e rapidez com que o agente age sobre o hospedeiro.
Ex.: Existem cepas do protozoário Trypanozoma cruzi que são mais virulentas que as outras, levando a manifestações mais severas que os demais.
Fatores inerentes ao hospedeiro:
Idade: crianças são mais suscetíveis à infecções parasitárias que os indivíduos adultos, devido ao estado imunológico queaumenta à medida que idade avança.
Imunidade: a resposta imune depende também da localização do parasita. Parasitos localizados nos tecidos ou no sangue estimulam uma resposta imune mais eficiente que os parasitas intestinais.
Nutrição: em hospedeiros com bom estado nutricional existe um bloqueio às ações do parasito. Mas quando o hospedeiro está debilitado (deficiência na alimentação) muitasvezes ocorre a instalação e o desenvolvimento da doença.
Hábitos e costumes:
Ex.: O hábito de usar calçados pode impedir a penetração de alguns parasitos, enquanto que a ingestão de carne crua ou mal passada pode levar a uma teníase.
Medicamentos: o uso de drogas antiparasitárias em doses inadequadas e que deprimem o organismo, como o uso de corticóides, pode exarcerbar os sintomas de umaparasitose.

Os mecanismos de ação dos parasitos sobre o hospedeiro podem ser únicos ou múltuplos e podem levar a:
Ação obstrutiva: obstrui os ductos glandulares e órgãos.
Ex.: Ascaris lumbricóides
Ação compressiva: compressão de órgãos e modificações estruturais nos tecidos devido ao crescimento e desenvolvimento do parasito.
Ex.: Cistos cerebrais formados pelo cisto da tênia.
Ação destrutiva:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias
  • Ciências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!