ciencias e sua tecnologias enfermagem

Páginas: 19 (4705 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Política para a Enfermagem Brasileira em Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Considerando que:
A Enfermagem, como campo de conhecimento específico e como prática social, se consolida e se fortalece como ciência, tecnologia e inovação.
 
A Pós-Graduação da enfermagem Brasileira tem incrementado a formação e qualificação de recursos humanos, titulando mestres, desde o inicio da década de 70; edoutores, a partir dos anos 80.  Os mestres e doutores desenvolvem pesquisas cientificas alicerçadas nas especificidades e diversidades da prática profissional nos mais variados cenários; articulando e integrando conhecimentos com outros setores determinantes da vida e da saúde, para um melhor cuidado de Enfermagem à necessidade em saúde do cidadão. Nesse sentido, os resultados de pesquisacontribuem para conferir à Enfermagem o estatuto de ciência, produzem impacto na qualidade do cuidado em saúde e na educação em Enfermagem, e  geram novas investigações.
 
O crescimento quantitativo/ qualitativo de Programas/Cursos de Pós-graduação  e sua expansão geográfica refletem-se no aumento do volume da  produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, das publicações em periódicos deimpacto, e em maior número de recursos humanos qualificados.
 
Os Programas/Cursos de Pós-graduação são organizados em áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisas, com estruturas curriculares pertinentes, abrangentes e consonantes com o corpo de conhecimento e a especificidade da Enfermagem no campo da Saúde.
 
Atualmente, a área da Enfermagem conta com 35 Programas dePós-Graduação stricto sensu em Enfermagem credenciados pela CAPES, dos quais 15 possuem o nível de doutorado; destes, 14 também o nível de mestrado acadêmico; 18 têm somente o mestrado acadêmico e outros dois, o mestrado profissional, além da apresentação de mais 11 novas propostas de criação de cursos/programas em 2009.
 
A pesquisa em Enfermagem está institucionalmente estruturada em 444 grupos de pesquisacadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, mais de 130 pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e um CA-EF - Comitê Assessor da Área da Enfermagem no CNPq. A produção de conhecimentos avança apoiada pelo olhar da interdisciplinaridade, intersetorialidade e da complexidade, com ganhos e retornos significativos para as necessidades sociais e com impactos internos, regionais,nacional e internacional.
 
A Enfermagem na CAPES mostra-se como uma área em franco processo de consolidação, considerando o alcance da internacionalização pela visibilidade e inserção internacional, a partir das fortalezas regionais e liderança na América Latina, buscando aproximação com os Cursos de Doutorado em Enfermagem existentes em mais de 32 países, alguns dos quais, desde a década de60.
 
A Enfermagem representa, aproximadamente, 60% dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, mais de um milhão de profissionais de Enfermagem, mostrando-se resolutiva e contributiva na atenção à saúde da população, mediante a construção de conhecimentos que contribuem para promover o ser/viver melhor e com melhor saúde. A relevância social do conhecimento e dos saberes da Enfermagem éreconhecida por meio de competências e instrumental tecnológico frente a aproximadamente 800 cursos de graduação em Enfermagem e à demanda de cuidado qualificado na atenção à saúde.
Sua autonomia vem sendo conquistada e consolidada pelo incremento de políticas que fortalecem suas especificidades e incorporam novas ações de domínio próprio. Registram-se avanços nas articulações e parcerias de esforçocoletivo, apoiados pelas organizações profissionais da Enfermagem, no alcance de metas para o incremento da construção de conhecimentos relevantes e inovadores, como uma prática social desafiadora e promissora.
 
O cuidado ao ser humano é um valor, um bem social inalienável para promover e manter a vida e o morrer com dignidade.
A competência técnico-científica de cuidar do cidadão, no seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnologia da enfermagem
  • tecnologia em enfermagem
  • TECNOLOGIAS DA ENFERMAGEM
  • tecnologia na enfermagem
  • Enfermagem e ciência
  • ENFERMAGEM COMO CIENCIA
  • A tecnologia como suporte a ciência e tecnologia
  • Ciencia e tecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!