ciencias sociao

Páginas: 12 (2791 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2 SEMESTRE
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA














ATPS – 1° e 2° ETAPA – teorias da administração




PROFESSOR:




Rondonópolis MT
23/SET/2013

SUMÁRIO












INTRODUÇÃO
Com o desafio proposto pela ATPS, apresentamos os resultados obtidos pelas pesquisasrealizadas e o parecer do grupo sobre a Teoria Geral da Administração.
Abordaremos o significado da palavra Administração, Escolas de Administração e suas teorias ao decorrer da história, Revolução Industrial e o surgimento da Teoria Administrativa.
Citaremos aqui o ponto de vista do grupo quanto à questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

1. Fundamentos daAdministração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
De acordo com nossas pesquisas realizadas observamos que a Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização,liderança, execução e controle.
A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos _ individual, familiar, grupal, organizacional ou social.
Embora o processo administrativo seja importante e qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estuda- la é seu impacto sobre o desempenho das organizações.
É uma área do conhecimentofundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.
Os principais fatos a serem citados na utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais na história, seriam tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem umaadministração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as regras de Administração pública de Confúcio exemplifica a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração. E, ainda, as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos.Os prelados católicos, já na Idade Média, destacavam-se como administradores natos.
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendoinfluência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
As escolas de administração sustentadaspelas teorias administrativas são:
Clássica; Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração, eficiência do modo burocrático de organização.
Neoclássica; Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização. Administração da qualidade, sistema Toyota de produção.
Comportamental; Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética eresponsabilidade social.
Sistêmico; Complexidade, sistemas.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, era assim denominado como Revolução Industrial. A Revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elites e movimentos sociaos
  • origems da habita ao sociao no brasil
  • A ciência e as ciências
  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!