ciencias soaisis

409 palavras 2 páginas
1. A partir do filme, disserte sobre a diferença entre ciência e cientista?
No filme “O óleo de Lorenzo” se é colocado que a ciência aceita uma lógica científica, ou seja, admite uma sincronia entre mencionar, pensar, idealizar, argumentar e relatar. O cientista como pesquisador tem o desafio de lidar coma rigorosidade que a ciência requer. Essa concepção é bem expressa quando o garoto Lorenzo é colocado como o sujeito de pesquisa. Nesse caso, a incoerência dos cientistas em desvendar as causas do problema do jovem levou os seus pais a se debruçarem sobre estudos e pesquisas levantando novas hipóteses sobre as causas do problema. Dessa forma, o filme traz uma formação da concepção de ciência e cientista que contribui para uma análise crítica de determinados métodos usados pelos cientistas, instiga a pesquisadores a um questionamento sobre várias questões levantadas sobre a genética, proporcionando novas produções mentais de conhecimento. Assim percebemos que os cientistas são produtores de ciências, mas nem sempre a ciência é produzida por cientistas como observado no filme.
2. A partir do filme, disserte sobre método.

No filme visualizamos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diferentes procedimentos em busca da cura da doença. Essa percepção vai de encontro à concepção de Bachelard sobre o processo científico: “O facto científico é conquistado, construído e verificado”. Conquistado sobre os preceitos; construído pela razão; verificado nos factos.

3. A partir do filme, disserte sobre o problema de pesquisa, a pergunta de partida, bem como sobre problemática.

Segundo Quivy e Campenhoudt a pergunta de partida constitui o fio condutor do trabalho. A pergunta de partida impulsiona as investigações, no caso de Lorenzo, “Como a ALD corrói as enzimas que protegem os nervos do cérebro?” A exploração do terreno para conceber a problemática de investigação requer leituras, investigação exploratória e construção de hipóteses. A

Relacionados