ciencias politicas

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Trabalho de ciência politica
Questão – 1
Explique o contrato social, sobre a ótica de Hobbes, Locke ,Rousseau.
Hobbes acredita em um contrato social baseado num governo, liderado por umsoberano, isto é, um centralizador do poder. Este tem poder ilimitado e além de poder legislar sobre a vida e a morte dos indivíduos, tem como única obrigação: acabar com a guerra de todos contra todos. Alémdisso, ele é uma autoridade inquestionável, ou seja nenhum individuo tem o direito de julgar, criticar e nem tirar ele do poder, pois segundo o contrato, foram eles mesmos que o colocaram ali naqueleposto. (ex: Monarquia Absolutista)
O contrato social de Locke, diferente de Hobbes, se baseia na questão da confiança. Os indivíduos de uma comunidade escolhem um representante de confiança , quepossa centralizar o poder geral em suas mãos , em prol do bem da população. Uma vez que esse pacto de confiança é estabelecido, cabe ao escolhido retribuir o poder à sua população , garantindo asegurança da comunidade : prevalecendo os direitos individuais de cada um, assegurando a segurança jurídica e garantindo, principalmente, o direito da propriedade.(diferente do contrato de Hobbes que nãogarante o direito de propriedade)
O contrato social de Rousseau diferes dos outros dois contratualistas , pois segundo ele , o poder não é centralizado em uma só pessoa, e sim destinado ao povointeiro. Na concepção de Rousseau, os indivíduos firmam o contrato social para garantirem que a liberdade esteja assegurada na vontade do povo e não da vontade individual. Cada membro enquanto elemento ativodo estado social, ao obedecer às leis, obedece a si mesmo. Então Rousseau aponta em seu contrato social para uma democracia direta, onde a soberania é pertencente ao povo e não a um governocentralizador.
Questão – 2 Análise a expressão “monopólio legitimo da força” utilizada por Weber para caracterizar o estado.
Quando Max Weber usa a expressão “monopólio legitimo da força”, significa que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!