Ciencias Politicas e Teoria Geral do Estado

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014


UNIVERSIDADE FUMEC
CIÊNCIAS POLÍTICAS E TEORIA GERAL DO ESTADO
1ºE
Professor: Ricardo Sacco.


TEMA: REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULAR DA COREA E REPÚBLICA DA COREA.







Belo Horizonte, 2012
UNIVERSIDADE FUMEC

Aluna:Mariana Soares Aleixo. Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de TEORIA GERAL DO ESTADO, do curso de DIREIRO, turno manhã, da Universidade Fumec ministrado pelo professor Ricardo Sacco.
Surgimento

Derrotados na Segunda Guerra Mundial, os japoneses abandonaram a Coreia. Mas com o acirramento das tensões da Guerra Fria, a Coreia passou por uma divisão interna. Os socialistas tomaram opoder no norte, apoiados pela União Soviética e pela China, e tentaram impor seu regime ao sul, apoiado pelos Estados Unidos.
Em julho de 1950, tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38, que separava a área de influência soviética da área de influência americana desde o final da Segunda Guerra Mundial, dando início à Guerra da Coreia. Temendo perder toda a região, em 1953 os Estados Unidosaceitaram um acordo para dividir a Coreia. Surgiram dois estados: a República Popular Democrática da Coreia, mais conhecida como Coreia do Norte, socialista; e a República da Coreia, também chamada de Coreia do Sul, capitalista.

Concepção de Estado
- Coreia do Norte
A Coreia do Norte manteve a aliança com chineses e russos. Assim, pôde contar com recursos desses aliados e, em parte,aplicá-los em saúde e educação. No início da década de 1970, o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.
Nas últimas décadas, porém, o desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive de um programa nuclear, consumiu os recursos financeiros do país, levando à redução da produção agrícola e ao empobrecimento da população. Para agravarainda mais a situação, a ajuda soviética acabou em meados da década de 1980 e a China passou a buscar novos parceiros comerciais, isolando ainda mais o país.
- Coreia do Sul

A Coreia do Sul é muito diferente da Coreia do Norte. Como se manteve aliada aos Estados Unidos, recebeu ajuda financeira e técnica. A ajuda financeira norte-americana foi generosa e incessante - superou toda a ajuda à ÁfricaSubsaariana e chegou a metade da assistência a toda a América Latina no mesmo período. Isso demonstra como era importante para os Estados Unidos manter um país aliado capitalista naquela região.
Contando com dinheiro e tecnologia industrial dos Estados Unidos, a Coreia do Sul expandiu sua economia, parcialmente destruída durante os conflitos. Suas antigas indústrias foram reconstruídas e muitasoutras surgiram, diversificando a produção de mercadorias.


Governo

- Coreia do Norte
Republica Socialista

- Coreia do Sul
República com forma mista de governo


Economia

- Coreia do Norte

A Coreia do Norte tem uma economia planificada de estilo soviético. As relações económicas com o exterior são mínimas e o país recebe ajuda alimentar da ONU. Relatos de melhoras económicasestão associadas às novas alianças estratégicas e a incrementarão das transações com a China. Atualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China. As principais atividades são a indústria pesada e a agricultura. Contudo, após o fim da URSS, e depois de consecutivas más colheitas, a economia parou de crescer.


- Coreia do Sul

A economia sul-coreana cresceu bastantedesde 1950, graças à mineração, atividade que mais recebeu apoio do governo, e à exportação de produtos industriais. Em 1962, o governo passou a incentivar também as refinarias de petróleo e as indústrias de fertilizantes. A indústria pesada e a química contribuem com um terço da produção nacional, porém a têxtil, de grande tradição no país, é a que mais produz e cria empregos.
O sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
  • CIENCIA POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
  • Ciencia politica e teoria geral do estado
  • Ciencia política e teoria geral do estado
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
  • Ciencia Politica e Teoria Geral do Estado
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado
  • Ciencia politica e teoria geral do estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!