ciencias do ambiente

Páginas: 4 (821 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Considerando-se a necessidade do uso do solo para as diversas atividades humanas, como solucionar a perda de biodiversidade que os habitats fragmentados provocam?

Para solucionar a perda debiodiversidade é preciso que haja corredores ecológicos (ou corredores de biodiversidade), pois eles são destinados à conservação ambiental. É uma rede de áreas protegidas que passam por graus de ocupaçãohumana. Eles são feitos para que haja uma possibilidade de sobrevivência das espécies, do ecossistema e de uma economia local sustentável que respeite os recursos naturais. A principal função docorredor é ligar um trecho de mata a outro trecho, para que uma área protegida não fique isolada e possa se abrir para outros locais e espécies nativas. O projeto de um corredor ecológico permite otrânsito de espécies de fauna e flora entre as matas interligadas. Assim implantando esse corredor ecológico faz com que solucione a perda de biodiversidade e de espécies em uma região importante. Pode serconsiderado um sistema de regulamentação.

Questão para reflexão: lagos são sistemas estáveis ou estão passando por sucessão ecológica?
De acordo com a dinâmica dos lagos, pode-se concluir que estesnão são sistemas estáveis, pois um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema, o que é diferente do que acontece nos lagos.
Um lago é umadepressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciaresgeleiras que desaguem nessa depressão. A quantidade de água que um lago contém depende do clima regional. As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas dequilómetros. O perfil vertical de temperatura em lagos e reservatórios varia com as estações do ano. Esta variação de temperatura afeta a densidade da água e, em decorrência, a capacidade de mistura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias do ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencia do Ambiente
  • Ciência do Ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!