ciencias contábeis

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO



RESUMO
AUDITORIA E CONTROLES INTERNOS




AUDITORIA INTERNA
William Attie




CAPÍTULO 12
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS











São Bernardo do Campo
Março de 2014
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO



RESUMO
AUDITORIA E CONTROLES INTERNOS




AUDITORIA INTERNA
William Attie




Luis Ricardo deJesus
Luiz Eduardo Orsi
Marco Antônio de Marques Beltrame
Ricardo de Oliveira Santos









São Bernardo do Campo
Março de 2014
INTRODUÇÃO

É de extrema relevância que devemos considerar a Auditoria como ferramenta de controle para a execução das atividades empresariais, sejam elas operacionais, financeiras ou gerenciais. Como diz ATTIE, pg. 147.
“A auditoria, da mesma forma quetodas as demais atividades de uma empresa, necessita estabelecer um sistema que lhe possibilite ter visão clara e global sobre o andamento de seus trabalhos.”
Não obstante a auditoria nos sistemas gerencias da empresa facilita a leitura do ambiente corporativo empresarial da empresa para os usuários da informação sejam eles administradores, controllers, contadores, e entre outros.
Outro aspectofavorável e significante que auxilia no entendimento do sistema gerencial da empresa, a fim de que esta obtenha êxito em sua operacionalização é a objetividade da auditoria como auxílio para a continuidade da vida útil e do ciclo operacional, e financeiro da empresa.
Segundo ATTIE,
[as atividades praticadas pela auditoria necessitam ser controladas, de forma a obter-se melhor eficiência...].Para tanto é necessário que a empresa tenha um planejamento anual das suas atividades sejam elas diretas ou indiretas, as quais devem ser desenvolvidas e executadas para que por fim se traduzam em resultado positivo financeiro segundo o planejamento estratégico traçado pela alta administração.
No entanto para que a empresa tenha pleno funcionamento das atividades executadas pelos gestores e decerta forma reportadas a controladoria é necessário que vários setores da empresa emitam relatórios padronizados que sejam condizentes com a realidade da empresa. Entre eles podemos destacar o trabalho da contabilidade como ferramenta essencial para o registro e tomada de decisão dos administradores e usuários externos, tendo como ponto de partida os relatórios contábeis, e também o orçamento anualenvolvendo todos os departamentos que auxiliam no resultado da empresa.
1. DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A Auditoria [...] pode dar uma grande contribuição para o gerenciamento da organização, oferecendo subsídios para a elaboração do planejamento estratégico, bem como avaliando a execução das ações implementadas a fim de atingir as metas estabelecidas pela alta administração da organização.(Lima Junior, 2008).


2. DO PLANEJAMENTO ANUAL

Segundo ATTIE, planejamento anual das atividades necessita cobrir aquilo que o departamento entende ser razoável praticar- se, tendo – se em vista as necessidades da empresa e a disponibilidade efetiva da área de auditoria.
São ações decorrentes no período de um ano, ajustadas as características do departamento de auditoria, sendo criterioso emsuas atividades.


3. ATIVIDADES DIRETAS E INDIRETAS

As atividades que são planejadas para um determinado período precisa ser analisada minuciosamente para que tudo esteja em conformidade, deste modo a ordem de tarefa permite o inicio dos processos, seja, atividade direta ou indireta, e tudo tem que ser bem alinhavado para checar quanto tempo será necessário para realização e monitoramentojunto a auditoria.
Mapa auxilia na verificação de que todos serviços esteja de acordo com o que foi planeja inicialmente, assim analisando o controle dos auditores que foram designados para a tarefa e o prazo para e horas para conclusão da atividade.
Atividades indireta pode utilizar o controle, a única questão e o tempo direcionado para a conclusão do processo.




4. ORDEM DE TAREFA E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • ciências contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • Ciencias contabeis
  • Ciencia contabeis
  • Ciencias contabeis
  • Ciencias contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!