cienciajoseunisul

587 palavras 3 páginas
Seção 1: História da universidade.

R: Na antiguidade clássica, na Grécia e em Roma, quando aparecem as primeiras escolas de ensino superior, que objetivam a formação completa dos jovens, especializando-os nas áreas de Medicina, Filosofia, Retórica e Direito.

Recorda-se, nesse contexto, que os romanos incorporaram a educação grega, preocupando-se basicamente com a oratória.

No entanto, por volta dos séculos XI a XV, entre o final da Idade Média e a Reforma contra a Igreja Católica, nasce a universidade como instituição associada à sociedade e à cultura da época, tornando-se o órgão por excelência de elaboração do pensamento medieval.

No século XV, mudanças são provocadas pelo Renascimento, Reforma e
Contrarreforma, fazendo emergir um mundo moderno na Europa Ocidental.

Assim, no século XVIII, o movimento iluminista questiona o saber medieval.

No século XIX, na França de Napoleão, a industrialização institui uma universidade voltada para a formação profissional, a partir da estruturação de escolas superiores.

Como se observa, no decorrer da história da universidade, encontra-se o esforço pela transição da humanidade: da vida rural para a vida urbana, do pensamento dogmático para o racionalismo, do mundo eterno e espiritual para o mundo temporal e terreno, enfim, do medieval para o moderno.

Seção 2: A universidade no Brasil.

R: No Brasil Colônia, até a chegada da família real portuguesa, em 1808, os luso-brasileiros, em especial os religiosos, faziam seus estudos na Europa, principalmente na Universidade de Coimbra.

Porém, após a implantação da Corte portuguesa em território brasileiro, cria- se o ensino superior, para atender as necessidades militares de proteção às famílias portuguesas instaladas no Rio de Janeiro.

Com a proclamação da República, em 1889, as discussões sobre a Educação, especificamente sobre as universidades, surgem com mais força. Em decorrência da industrialização e urbanização, ocorre pela primeira

Relacionados