Cienciaeetica

2154 palavras 9 páginas
Introdução à filosofia da ciência
Prof. Dr. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia, Unicamp www.unicamp.br/~chibeni Aula 5. Ciência e ética
5.1. Introdução
5.2. Ética na aplicação prática do conhecimento científico
5.3. Ética no direcionamento da pesquisa científica
5.4. Ética na formulação e avaliação de teorias científicas
5.5. Sites e livros recomendados
5.1. Introdução
Embora a ciência seja, do ponto de vista histórico, descendente da filosofia, e a ética seja, até hoje, uma das áreas mais importantes da filosofia, é usual pensar-se em ciência e ética como disciplinas autônomas e independentes. A ciência se ocuparia da geração de conhecimento sobre o mundo; a ética, da discussão das ações humanas, no que diz respeito às suas repercussões sobre a felicidade e bem-estar de outros seres humanos ou quaisquer outros seres. No entanto, há ligações importantes entre elas, que têm sido crescentemente investigadas tanto por filósofos da ciência como por filósofos que se especializam em ética.
Comentaremos brevemente três casos em que essas ligações entre ciência e ética podem ser estudas, tentando ordená-los numa escala decrescente, no sentido de que o primeiro é aquele em que a imbricação com a ética é mais evidente, e o último, menos evidente. 5.2. Aplicação prática do conhecimento científico
5.3. Direcionamento da pesquisa científica
5.4. Formulação e avaliação de teorias científicas
5.2. Ética na aplicação prática do conhecimento científico
Parece não haver dúvida de que uma distinção pode ser traçada entre o conhecimento científico, enquanto tal, e sua aplicação prática, mediada ou não pela tecnologia. Em si, o conhecimento é uma informação sobre determinado objeto ou processo do mundo que é neutra de valor moral (ou ético; sendo que ‘ética’ e ‘moral’ serão entendidas aqui como sinônimos). Em suas origens a filosofia era justamente a busca do conhecimento pelo próprio conhecimento, e não por suas aplicações:
‘filósofo’ era o termo que os gregos criaram para

Relacionados