ciencia

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Antropologia se dissocia da Sociologia tornando-se uma disciplina autônoma, em determinado momento histórico começa a surgir disciplinas como a Antropologia cultural, social ejurídica. A Antropologia do Direito se ocupa do aspecto legal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça como elemento integrante da organização social ecultural.

A Antropologia para se relacionar com o Direito é preciso analisar alguns elementos por meio da inserção teórica, destacando principalmente a questão simbólica do Poder, doEstado e da Sociedade. Assim notamos a estreita relação do Poder e Sociedade, ainda que não há Sociedade sem Direito, nem Direito sem Sociedade e nem Estado sem os dois. O Estadoé um núcleo de concentrção do Poder materalizado pelas instituições e pelos sistemas jurídicos. O símbolo é uma manifestação cultural com determinado significado material. Asimbolização permite ao homem transferir seus conhecimentos aprendidos e acumuados durante as diferentes gerações.

O Poder como símbolo que aliado à idéia de Estado acaba por refletirno próprio Direito, pois por meio da coerção estatal impede a violação da ordem social. Não existe somete o Direito como forma de controle social a religião também exerce essepapel. No entender de Weber, o fundamento do poder está na legitimidade e é dessa forma que o autor desenvolve sua teoria a respeito das formas de dominação (racional, tradicional ecarismática), e o Direito mais uma vez se faz presente (racionalidade-legal) nessa relação.

O principal objetivo da realização da diferenciação entre Direito e a Lei éestabelecer um referencial mais prático dentro de um marco teórico complexo que envolve o Dreito como objeto da Ciência Jurídica. O Direito está ligado à relação interpessoal, enquanto a
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!