ciencia e pesquiza

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
OS DEBATES DAS CIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: ALGUNS DILEMAS NA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL
O texto de Luzia Marta Bellini (2009) aborda três dimensões para estudar a ciência. Inicialmente, através da filosofia da ciência procura conhecer o pensamento dos envolvidos. Depois evidencia as diferenciações entre os campos científicos. E por final abrange o campo educacional, que é repleto de debatesrelacionados ás ciências e seus métodos.
Ao analisar o conhecimento cientifico encontra-se um longo debate entre cientistas buscando definir o que seja ciência. Alguns deles de maneira simples definiram ciências como sendo uma coleção de dados obtidos pela observação e experiência. Essa definição nos leva ao método indutivo, originado a partir da observação e experimentação do pesquisador.Entretanto, alguns filósofos da ciência, discordam desse posicionamento, levantando alguns problemas nesse método. Em Chalmers (1993, p.37-38), encontramos a afirmação de que “Uma inferência indutiva com premissas verdadeiras levara a uma conclusão falsa.”, referindo–se ao caso do peru contado por Bertrand Russel, aonde através de muita observação e preposições chegou a conclusão de que era alimentadotodos os dias as 9 horas d amanha, porém na véspera do Natal não foi alimentado e sim degolado.
Popper (1902-1994) se agrada com a experimentação e observação, todavia ressalta que estas são orientadas pela teoria. Ele afirma que o progresso da ciência se dá por meio de erros e tentativas, originando assim, o método falsificacionista, onde as teorias que permitem mais hipóteses, mais erros sãopreferíveis, pois resultariam em maior conhecimento e comprovação, uma vez que as teorias mais fechadas, não permitiriam grandes evoluções. Assim, a ciência começaria pelo problema, teorias e hipóteses.
Já Thomas Kuhn (1992-1994) buscou ir além das abordagens indutivista e falsificacionista, procurando dar a ciências um testemunho histórico. Ele admite a observação, a experimentação, problemas depesquisas e hipóteses, porém, pensando nas ciências como um grupo de cientistas buscando soluções para novas “charadas” cientificas.
Para Lakatos (1922-1974), seguidor das idéias de Popper, a ciência deveria ser realizada por meio de programas de pesquisas, que aprimoraria o conceito de falsificacionismo. Outro pensador importante foi Paul Feyerabend (1924-1994), defensor da idéia de que osavanços científicos ocorreram quando as metodologias foram deixadas de lado.
Desse modo, são muitas as reflexões sobre a ciência, e quanto mais se aprofunda no assunto mais avançamos também em umas das maiores conquistas humanas, o conhecimento científico. E conforme a epistemologia piagentiana, não se pode definir todas as ciências por um único método de raciocínio, uma vez que a ciência nasce apartir da interação do cientista e seus objetivos de conhecimento. Dessa forma para cada cientista o mesmo objeto pode interpretações e raciocínios diferentes, sendo levado em conta sempre a necessidade e particularidade de cada cientista.
Assim, o pensamento cientifico se orienta conforme duas direções complementares: conhecimento do objeto, da realidade exterior e conhecimento do sujeito, de suaorganização mental e suas formas culturais e sociais. Ou seja, se orienta conforme a necessidade do objeto de estuda e da comprovação a ser adquirida. E, dessa maneira, conclui-se que não há objeto único nem metodologia única na constituição das ciências.
No campo educacional o debate das ciências contemporâneas ficou evidente com dois marcos: o da pesquisa centrada na concepção de que os dadosfalam por si (postulado empirista), e o das pesquisas centradas nas investigações históricas, onde dados e teorias justificam o fazer ciência. E essa oposição entre teoria prática persiste até os tempos atuais nas pesquisas educacionais.
Em se tratando de empiritismo, Comte (1798-1857) construiu um sistema justificado pela experiência e pela ciência, o “positivismo”, método que a argumentação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pesquiza
  • Pesquiza
  • Pesquiza
  • Pesquiza
  • Pesquiza
  • Cadastro Pesquiza
  • delimento de pesquiza
  • Metodologia de Pesquiza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!