ciencia politca 1(Escrito por Ricardo Fracasso)

664 palavras 3 páginas
CIENCIA POLÍTICA

1) CONCEITO DE POLÍTICA E CIENCIA POLÍTICA

a) Política – origem Pólis (Politikos) – urbano –social – público – cidade – ligada a ideia de poder. Política tem sua origem na palavra PÓLIS, mais especificamente na palavra POLITIKOS, que se refere a urbano, ao que é social, público, ou seja, relaciona-se com a cidade e a tudo a que sê diz respeito. Está muito ligada a ideia de poder.

- Definição usual, cotidiano: política compreende as ações, comportamentos, manobras, entendimentos e desentendimentos dos homens (os políticos) para conquistar o poder, ou parcela dele, ou um lugar nele: eleições, campanhas eleitorais, comícios, lutas de partidos etc.

- Conceituação erudita, culta: síntese da anterior, pois considera política a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo (Maquiavel - O Príncipe)

- Política denomina-se a orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesses públicos: política financeira, política educacional, social, política do café, etc.

- É a arte de exercer o poder, de bem governar os povos.

B) CIÊNCIA POLÍTICA é um dos ramos da ciência social, que tem por objetivo estudar o exercício a distribuição e a organização do poder no âmbito da sociedade.
"A Ciência Política é o estudo da natureza, dos fundamentos, do exercício dos objetivos e dos efeitos do poder na sociedade" (Darcy Azambuja)

- Ciência "um conjunto organizado de conhecimentos, que se desenvolve no domínio do concreto e experimental, baseando na observação da realidade."

2) OBJETO DA CIÊNCIA POLÍTICA - Ciência do Estado / Ciência do Poder - Discussão acerca do objeto de estudo da ciência política: Estado ou Poder? A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria é mais abrangente - estudo da ciência política é o poder.

a) Política como Ciência do Estado: estudo sistematizado do Estado em suas variadas acepções, sentidos. Tudo aquilo que concerne ao

Relacionados

  • Professor
    44207 palavras | 177 páginas
  • Mudanca
    31864 palavras | 128 páginas
  • Direito Tributario
    126456 palavras | 506 páginas