Ciencia pilotica e teoria do estado

1464 palavras 6 páginas
Atividade Avaliativa 1. Liberdade antiga segundo Constant consiste em exercer o poder político de maneira coletiva e direta, os cidadãos exercem influencia real no poder. Esse tipo de liberdade pressupõe, entretanto, a submissão sem reservas do individuo a autoridade do todo social, pois toda a ação privada está sobre o mesmo. O cidadão decide sobre a paz e a guerra, em particular, permanece limitado, observado e reprimido em seus movimentos, assim ocorrendo uma contradição nessa liberdade, participação direta na política (povo), contudo ínfima liberdade.
2. Liberdade moderna segundo Constant consiste no direito do indivíduo não se submeter a nada senão às leis, o direito e à propriedade privada, à liberdade de expressão, de ir e vir, tudo sem repressão por efeito de uma vontade arbitraria de um ou vários indivíduos, è a liberdade sem coerção. Nesse tipo de liberdade devesse predominar a política representativa, a soberania política dos indivíduos é restrita, podendo ser considerada uma suposição abstrata, a participação política dos cidadãos é indireta.
3. Segundo Constant a guerra e o comércio nada mais são do que dois meios diferentes de atingir o mesmo fim, o de possuir o que deseja. O comércio atende as necessidades dos indivíduos, satisfaz seus desejos, sem intervenção da autoridade. O comércio inspira aos homens forte amor pela independência individual, o comércio é o calculo, o fim único, a tendência universal, a verdadeira vida das nações. Graças ao comércio, à religião, aos progressos intelectuais e morais da espécie humana, não há mais escravos nas nações. Homens livres devem exercer todas as profissões, atender a todas as necessidades da sociedade. Pode-se prever facilmente o resultado necessário dessas diferenças. Primeiro, a extensão de um país diminui muito a importância política que toca, distributivamente, a cada indivíduo. Segundo, a abolição da escravatura privou a população livre de todo o lazer que o trabalho dos escravos lhe permitia.

Relacionados

  • Formação social, política e econômica do brasil
    6229 palavras | 25 páginas