ciencia matetial

5338 palavras 22 páginas
FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INDUSTRIAL
ERGONOMIA NO TRABALHO

Governador Valadares/MG
2013

Componentes do grupo:
André Lucas Coelho Neimerck
Viviane Frazão
Driellen
Lucas Quintão
Katiucia Cabral
Daiany R. Miguel

FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA - ORIGEM E EVOLUÇÃO A palavra ergonomia esta diretamente relacionada a condição de trabalho desde os primórdios do mundo, sendo sempre modificada com o passar do tempo e das transformações da sociedade. O homem modifica o meio e alterada as condições de sobrevivência, trabalho e desenvolvimento da civilização. Nas antigas escrituras já haviam indícios de colocações sobre o trabalho e seus pontos positivo e negativos, com o passar do tempo no inicio da Revolução Industrial as fabricas não tinha boas condições de trabalho, o que prejudica muito a condição de existência daquelas pessoas. Por isso ainda nesse período ouve a necessidade de discutir e regulamentar o trabalho e a ergonomia em uma perspectiva ponto que abrange quase por completo o trabalho.

DEFINIÇÕES DE ERGONOMIA O termo ergonomia é derivado da palavra grega eron (trabalho) e nomos (regras). De fato, na Grécia antiga o trabalho tinha duplo sentido: ponos que era trabalho escravo, eron que era trabalho digno de criação. Tal objetivo tinha a ergonomia de transformar o trabalho ponos em trabalho ergon. No sentido etimológico o termo ergonomia significa estudo das leis do trabalho.
Para alguns estudiosos ergonomia tinha diferentes tipos de definições. Montmollin, M. - A Ergonomia é a tecnologia das comunicações homem-máquina (1971).

Grandjean, E. - A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do

Relacionados

  • Conformação Plástica
    14957 palavras | 60 páginas
  • Gilmar mendes
    304386 palavras | 1218 páginas
  • Estruturas de aco dimensionamento pratico
    123343 palavras | 494 páginas