ciencia da informacao

Páginas: 17 (4114 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 
Suzana Pinheiro Machado Mueller 
Professora, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília
Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro 
Aluna do Curso de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade de Brasília
 
 

Resumo 
Os artigos publicados na revista Ciência da Informação (editada pelo IBICT) no período 1990-1999 são examinados com o objetivode identificar certas características as quais, dada a importância desse periódico no panorama da área no Brasil, podem ser consideradas indicadores significativos da produção científica da área: volume de pesquisas, temas predominantes, identificação e número de autores segundo grupos temáticos, cooperação entre autores e produtividade individual. Foi feita ainda uma comparação entre a freqüênciados temas dos artigos examinados e os descritores registrados no LISA no mesmo período, verificando-se diferenças significativas de ênfase. 
Palavras-chave 
Periódicos científicos - Ciência da Informação; Artigos científicos - Ciência da Informação; Ciência da Informação - temática dos artigos.
 
The journal Ciência da Informação in the decade of 90
Abstract 
Articles published in theBrazilian periodical Ciência da Informação (issued by IBICT) between 1990-1999 are examined to identify predominant subjects and to group authors according to interest; other characteristics such as collaborative authorship and author's productivity were also identified. A tentative comparison was made between subjects of these articles and descriptors in LISA in the same period, which showed markeddifferences. Given the role the periodical Ciência da Informação has played in the area, results may constitute important indicators of research activity for the period in that area. 
Keywords 
Scientific periodicals - Brazil: Ciência da Informação; Information Science - periodical articles - subjects.

 
 
INTRODUÇÃO
Estudos sobre revistas científicas não são raros na literatura profissional.Entre esses estão dois estudos publicados em 1990 e 1993, por Javerlin & Vakkari, que tiveram muita influência sobre estudos posteriores, estabelecendo um modelo de análise. Esses autores examinaram artigos publicados em um grupo de periódicos internacionais de elite, na área de ciência da informação, para identificar assuntos predominantes, metodologias e estratégias empregadas nas pesquisarelatadas. No Brasil, sua metodologia foi seguida, entre outros, por Teixeira (1997), que a adaptou para estudar dissertações de mestrado defendidas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.
O presente artigo segue a linha geral proposta por Javerlin & Vakkari e faz uso de uma tabela de assunto proposta por Teixeira, adaptada. O objetivo éidentificar características na literatura científica brasileira da área de ciência da informação e assim contribuir para o entendimento da área no país. Tem como objeto de estudo a revistaCiência da Informação, publicada sem interrupções desde 1972 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O período estudado é a década de 90, tendo sido incluídos todos os artigos publicadosnos fascículos datados de 1990 a 1999 (volumes 19 a 28 ). Esses artigos foram examinados com o objetivo de identificar:
 volume e distribuição dos artigos ao longo da década;
 características da autoria: identificação, colaboração e produtividade;
 tendência temática dos artigos;
 relação de temas dos artigos com temas internacionais indexados, no mesmo período, no Library InformationScience (LISA);
 grupo de autores por interesse temático
Vários estudos sobre a produção de periódicos científicos no Brasil têm revelado problemas relacionados à qualidade de editoração, falta de recursos financeiros e apoio institucional, irregularidade (atraso) nas edições, problemas na distribuição e comercialização1. Mas a Ciência da Informação sempre teve suficiente apoio institucional do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informaçao
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • ciência da informação
  • Ciência da Informação
  • CIência da informação
  • Ciencia da informação como ciencia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!