Ciencia da informação

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Sobre o documento de Montesquieu:

No momento em que os ideais iluministas estavam em desenvolvimento e se apresentava na Europa em meados do século XVIII, Montesquieuem, O Espírito das Leis, tem por obejetivo discorrer sobre as relações comerciais entre as metrópoles européias e suas respectivas colônias.
Por meio do documentocompreende-se que Montesquieu desenvolve a respeito da condição de dependência colonial em relação à metrópole. Em seguida apresenta que os objetivos que norteiam a colônia, consistemem comerciar de maneira mais eficaz com a metrópole, quando comparado com as relações comerciais entre seus vizinhos. Para tanto, estabeleceu-se dois termos, que apenas ametrópole poderia negociar na colônia e que o comércio feito entre as metrópoles não traga a permissão para as colônias. Dessa forma permanecendo sempre na condição deproibição. Como conseqüência disso, a colônia fica em desvantagem, por perder a liberdade de comércio.
Sobre o documento de Antonil
Antonil estabelece a diferença entre engenho eengenhocas. O primeiro consiste, assim como o segundo, no processo que desencadeia a produção de açúcar. Porém, compõe pouco número de escravos, suas tecnologias sãoarcaicas e atrasadas. O exemplo que ele apresenta quanto aos instrumentos mais rústicos, é a utilização de bois e de cavalos para moerem a cana.
No que diz respeito àsengenhocas, ou engenhos reais, a prática de suas atividades são executadas com maior perfeição, além de serem providos de aparelhagens mais eficazes.
Quanto aos senhores de taisengenhos, muitos são os que o servem. Há muito súditos. São senhores detentores de muitos bens e muita riqueza. Estar sob a condição de senhor de engenho, querer status social.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informaçao
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • ciencia da informacao
  • ciência da informação
  • Ciência da Informação
  • CIência da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!