Ciencia da informação como ciencia social

Páginas: 22 (5380 palavras) Publicado: 12 de março de 2012
A ciência da informação como ciência social
Carlos Alberto Ávila Araújo
Doutorando em ciência da informação pela ECI/UFMG Professor licenciado das Faculdades Integradas de Caratinga-MG E-mail: casalavila@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO A ciência da informação é tradicionalmente definida, em termos institucionais (de acordo com classificações de agências como Capes e CNPq e divisões internas nasvárias universidades), como uma “ciência social aplicada”. Em várias instâncias, existe um espaço específico para a discussão da natureza social dos fenômenos informacionais (por exemplo, nas linhas de pesquisa em “Informação e Sociedade”, “Informação e Cult ura” ou “Ação Cult ural” dos programas de pósgraduação em ciência da informação e nos grupos de trabalho com esse tema em associações e congressoscomo o Enancib), o que não significa, contudo, que a sua dimensão social seja negligenciada em linhas ou GTs que enfatizam outros aspectos (a questão do tratamento da informação, a questão gerencial, a interface tecnológica). Contudo, se em termos institucionais ou terminológicos parece indiscutível a natureza social da ciência da informação, em termos propriamente teóricoepistemológicos essainserção não é exatamente óbvia. O objetivo deste trabalho é discutir a natureza da ciência da informação enquanto uma ciência social. Para tanto, pretende-se indicar em que momento, desde seu surgimento, a ciência da informação buscou aproximarse e constituir-se como uma ciência social e, nesse movimento de aproximação, com qual manifestação das ciências sociais a ciência da informação teve maioridentidade, tomando de empréstimos conceitos, teorias e metodologias de pesquisa. Sem entrar aqui na discussão sobre as relações entre a ciência da informação e outros campos do conhecimento como a biblioteconomia e a documentação (Dias, 2002), pode-se dizer que é consenso entre os autores da área que a ciência da informação surge em meados do século XX. De acordo com Pinheiro & Loureiro (1995), em1948, a obra de Norbert Wiener, Cybernetics or control and communication in the animal and machine, e, no ano seguinte, o livro The mathematical theory of communication, de Claude Shannon e Warren Weaver, marcam o prenúncio do que viria a ser a ciência da informação. Ainda de acordo com os autores, data de 1959 o primeiro uso do termo e “é na década de 60 que são elaborados os primeiros conceitose definições e se inicia o debate sobre a origem e os fundamentos teóricos da nova área” (Pinheiro & Loureiro, 1995, p. 42).
21

Resumo
Discute-se a natureza da ciência da informação como uma ciência social. Para tanto, identifica-se como se deu a inserção da ciência da informação nas ciências sociais, percebendo com quais ramos destas ela travou diálogo em diferentes momentos. A seguir,discute-se sua natureza de ciência “pós-moderna”, percebendo a complementaridade entre essas duas questões para um eficiente diagnóstico dos fundamentos sociais da ciência da informação. Palavras-chave Fundamentos sociais da informação; Ciência da informação e ciências sociais; Ciência pós-moderna.

Information science as social science Abstract
This article discusses the Information Science like asocial science. For that, the author identifies the insertion of Information Science in the social sciences, perceiving the different fields in the social sciences with which Information Science establishes dialogue. Next, the article discusses the nature of “postmodern” science, perceiving the complementarity between this two questions for a efficient diagnosis of the social foundations of theInformation Science. Keywords Social foundations of information; Information science and social sciences; Postmodern science.

Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, set./dez. 2003

Carlos Alberto Ávila Araújo

Os autores apontam vários fatos ocorridos na década de 60 que significam verdadeiros marcos da formação de um novo campo disciplinar: a conferência realizada no Georgia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAPEL E COMPROMISSO SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
  • Ciencia da informação
  • Ciencia da informaçao
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • ciência da informação
  • ciencia da informacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!