CiencePharmacy

530 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
FISIOLOGIA
VICTOR KENJI MEDEIROS SHIRAMIZU
FARMÁCIA – NOTURNO 2013.2

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS DA PRESSÃO ARTERIAL

Arthur Almeida
Francisca Iraneide
Renata Clarissa
Marinaldo Fernandes
Laryssa Araújo
Pâmela Fernandes
Daisy Souza
Questão 1
A) É possível sim, encontrar diferenças nas medidas quando consideramos o sexo, pois a pressão arterial dos homens é mais elevada que a das mulheres. Sugere-se que os hormônios ovarianos são responsáveis pela pressão mais baixa nas mulheres (durante o climatério), como pode ser observado nas medições que foram feitas durante a aula prática.
B) Os valores máximo e mínimo de cada pressão no grupo foram respectivamente 12/8 e 10/6. A faixa de valores considerada normal são: Pressão arterial diastólica entre 60 e 90 e a pressão arterial sistólica entre 100 e 140
C) As variações que podem ocorrer na pressão arterial em relação a hora do dia, são que a probabilidade de medir a pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg é maior pela manhã e ao meio-dia e menor a noite. Quanto ao estresse o mesmo pode elevar a pressão arterial visto que aumenta a frequência cardíaca e como consequência a pressão arterial.

Questão 2
Sim, a posição influencia a pressão arterial e a frequência cardíaca. Quando um indivíduo está deitado e se coloca de pé rapidamente a uma súbita queda do retorno venoso, pois o sangue agora precisa chegar ao átrio direito migrando contra a força gravitacional a redução momentânea do retorno venoso determina queda do debito sistólico. Desta forma se o efluxo do sangue das grandes artérias para a microcirculação permanecer constante, haverá redução momentânea do conteúdo de sangue dentro das grandes artérias, tendo como consequência uma pequena queda na PA e também na frequência cardíaca.
Questão 3
Medidas
Em repouso
Logo após os exercícios
2 minutos depois
5 minutos

Relacionados