cieencisas

1272 palavras 6 páginas
CONCEPÇÕES SOBRE LEITURA E A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA.
A leitura é um processo onde através dela pode decodificar tipos de textos e compreendê-los imagens, a leitura também leva o individuo a ler o mundo através de sua vivência no meio em que está inserido. (LOIS, 2010).
Para professora A diz que a leitura ‘‘é o ato de ler’’, já para a professora B a leitura é ‘‘um processo que envolve a aquisição não somente do entendimento da grafia e traçado das letras, mas entende-la no seu contexto, em que elas acontecem’’. A professora C diz que a leitura ‘‘é a capacidade de decodificar e compreender códigos, mensagens, situações e vivências’’. A professora D diz que a leitura ‘‘é um instrumento essencial de aprendizagem na vida do individuo’’.
Analisando as respostas das professoras A,B,C e D, a professora A não foi clara, pois apesar da pergunta ser sobre o entendimento do que é leitura ela não conseguiu passar a sua ideia com clareza e objetividade. A professora B conseguiu passar seu entendimento sobre leitura como um processo que vai além de decifrar códigos e escrever, para ela, a leitura é entendida como um processo em que o individuo compreende através de seu desenvolvimento. A professora C conseguiu passar o mesmo entendimento em que a autora sobre a leitura. A professora D entende que a leitura é um instrumento importante para a vida de qualquer pessoa, quem não sabe ler, é privado de muitas coisas que são simples para aquelas que sabem ler, por isso o fato de ser um instrumento essencial. Comparando a fala da autora Lois (2010) e as respostas das professoras é possível tirar uma conclusão, nesse caso, a aquisição da leitura é imprescindível para a vida social das pessoas, com ela é possível decifrar códigos e fazer uma leitura de mundo em que cada pessoa esta inserida dentro de uma sociedade.
Diante do entendimento sobre a leitura, faz-se necessário compreendermos a importância da literatura. Nesse sentido, a literatura mostra a sua importância no sentido

Relacionados