Cie Ncia Poli Tica 2 Bim

5030 palavras 21 páginas
03/10/2012
2º BIMESTRE
=> Política X Sociedade
Poderes que rivalizam com a política:
- Poder Econômico: É o poder que divide a sociedade em ricos e pobres, proprietários e não proprietários este poder se vale da posse de certos bens considerados necessários numa situação de escassez para induzir aqueles que não possuem este bem a um certo comportamento.
Demopolização do Estado. Separa ricos e pobres entre proprietários e não proprietário ( quem tem posse e quem não tem). É ter a posse de um bem que outras pessoas querem. Ex: A faculdade paga o salário do professor, logo ele tem que se submeter as condições que estes impõem. Ascende a
Burguesia, que começa a ganhar dinheiro com o comércio. Surge o sistema bancário. A burguesia começa a se preocupar em dividir o poder de comércio com o Estado. Ela quer tirar do Estado o poder Econômico e Político, o econômico eles conseguiram porém o político apenas participam, mais ainda pertence ao Estado. Não se concentra mais na mão de um ente. O Estado é só mais um agente do poder econômico. Excluir totalmente o Estado deste poder é a pior hipótese.
- Poder Ideológico: É o poder que divide a sociedade em sábios e ignorantes e que se baseia na influência que as ideias formuladas de um certo modo, expressas em certas circunstâncias, por uma pessoa investida de autoridade exerce sobre a sociedade. Ideia da capacidade influenciar comportamentos, desmonopolização do poder. ( Por mto tempo a autoridades políticas controlavam o que seriam conhecido por todos até que surge a figura da igreja aonde este abre mão do conhecimento e entrega a igreja). A igreja exercia a Vis directiva, direcionamento, indicação de comportamento ( se não fizer vai pro inferno) e o Estado a Vis Coativa que tinha o poder de coação.
Assim aparece Martim Lutero que vai de encontro a estas idéias e difunde a ideia que o povo pode ter conhecimento, quebrando a Vis coativa e Vis directiva, nasce o iluminismo que o homem possui a razão, a ideia da auto-suficiência

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas