Cidos E Bases De Arrhenius S O Subst Ncias Que

587 palavras 3 páginas
Ácidos e bases de Arrhenius são substâncias que, em solução aquosa, levam a um aumento da concentração dos íons H3O + e OH- , respectivamente. Uma das propriedades desses íons é que eles reagem um com o outro num processo conhecido como reação de neutralização. A equação iônica que representa essa reação é:
H3O (aq) + OH- (aq) H2O (l)
Se após a reação o número de íons H3O + é igual ao número de íons OH- , a solução, deixa de ser ácida ou básica, tornando-se neutra; daí, o nome reação de neutralização
Titulações:
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. Podem ser titulações ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulações redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante, Aqui nos concentraremos em titulações ácido-base (ATKINS, P.; JONES L., 2012, p. 568.) A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. http://visaoportal.com.br/blog/arquivos/6/Apostila-2-FS-I-DOCAlex.pdf
Métodos de titulação:
-volumetria ou análise volumétrica, que se baseia na medida dos volumes das soluções reagentes. – gravimetria ou análise gravimétrica, que se baseia na medida das massas dos produtos da reação.
Volumetria: É o processo que permite determinar a concentração de uma solução com auxílio de outra solução de concentração conhecida. • Solução-padrão e aquela cuja concentração se conhece; é também denominada solução titulante. • Solução-problema é aquela cuja concentração se quer determinar, também conhecida como titulada. A determinação da concentração na volumetria é feita através da medida dos volumes empregados na reação total entre as soluções.

Relacionados