Cido Pantot Nico

384 palavras 2 páginas
Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

O ácido pantotênico ( C9H17NO5) é um componente de coezima A (CoA) que atua na transferência de grupos acila. A coezima A contém um grupo tiol que transporta os componentes acila, como ésteres de tiol ativados. Exemplos de tais estruturas são succinil-CoA, acil-CoA graxo e acetil-CoA.
O acido pantotenico é também um componente de um domínio proteína carregadora de acila (PCA) da síntese dos ácidos graxos. Os ovos, os fígados e as leveduras são as fontes mais importantes de ácidos pantotênico, embora esta vitamina seja amplamente distribuída.
Faz parte da coezima A de Lipman (CoA), fundamental no clico de Krebs, daí sua grande importância, porque sem ácido pantotênico não haverá função da CoA. Assim, participa dos processos de liberação de energia a partir de glicídios,lipídeos e proteínas da síntese de aminoácidos e ácidos graxos, da síntese de esteroides e hormônios esteroidais e da síntese de porfirina (hemoglobina) A deficiência de acido pantotênico não está bem caracterizada em humanos, e não existe uma QDR estabelecida. É raro encontrar carências especificas, dado que os sintomas são imprecisos: emagrecimentos, crescimento lento,cefaleia, acromotriquia (perda da cor nos animais de pele escura), úlcera digestiva, alterações nervosas, com perturbações da personalidade, perda do condicionamento, irritabilidade, insônia e sonolência e fadiga fácil.
Há acordo geral em considerar que as manifestações da deficiência de ácido pantotênico seriam muitos difíceis de pesquisar e de avaliar adequadamente.
A vitamina B5 pode ser encontrada em alimentos como, por exemplo, carne bovina, carne de frango, batata doce, fígado, legumes, leite, lentilha, abacate e gema de ovo. A ingestão excessiva (hipervitaminose) de vitamina B5 é bem tolerada pelo organismo e algumas reações a altas doses são consideradas não tóxicas, como, por exemplo, diarreia. A carência de vitamina B5 (hipovitaminose) pode causar sintomas como insônia,

Relacionados

  • Vegetarianismo
    19273 palavras | 78 páginas