Cidades Planejadas

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CIDADE PLANEJADA:

É a cidade construída segundo um plano previamente elaborado, com certa ordenação interna e distribuição racional das atividades no espaço por setores (Setor Militar, Setor de Indústria, Setor Hoteleiro etc.).

CIDADE ESPONTÂNEA:

Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização. Caracterizam-se, por exemplo,por ruas estreitas e tortuosas.
Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Pequim e Cidade do México, entre outras.

A diferença básica entre esses dois tipos de cidade é o PLANO PRÉVIO DE URBANIZAÇÃO. A presença de tal plano indica que a cidade é planejada; em caso da inexistência do referido plano, temos que a cidade é natural ou expontânea.

GOIÂNIA

Goiânia é um municípiobrasileiro e capital do estado de Goiás.

É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil e se localiza no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste da capital federal, Brasília.

A cidade possui 1.281.975 de habitantes, sendo o 13º município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.150.097 de habitantes, o que a torna a 11ªregião metropolitana mais populosa do Brasil.

Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.


HISTÓRIA DE GOIÂNIAA história de Goiânia começa com as primeiras ideias de mudança da Capital em 1753, proposta pelo, então governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, que ambicionava transferir a capital de Vila Boa para a atual Pirenópolis.

Em 1830, o Marechal de Campo Miguel Lino de Morais, segundo governador de Goiás Império, propôs a mudança da Capital para a região do Tocantins, próximo deNiquelândia. A Capital de Goiás, no início do século XIX, convivia com a estagnação econômica, provocada pelo término do ciclo do ouro na região. Na cidade, já não se construía mais do que uma casa por ano.

Outro governador da província de Goiás, José Vieira Couto de Magalhães, retoma o assunto em 1863, exposto em seu livro Primeira Viagem ao Rio Araguaia. “Temos decaído desde que a indústria doouro desapareceu. Ora, a situação de Goiás era aurífera. Hoje, porém, está demonstrado que a criação do gado e agricultura valem mais do que quanta mina de ouro há. Continuar a capital aqui, é condenar-nos a morrer de inanição, assim como morreu a indústria que indicou a escolha deste lugar “.

A discussão sobre a necessidade de mudança da capital prosseguiu. A constituição do Estado de 1891,inclusive sua reforma de 1898 e a de 1918, previa taxativamente a transferência da sede do governo, havendo disposto esta última em seu Artigo 5º: “A cidade de Goiás continuará a ser a capital do estado, enquanto outra coisa não liberar o Congresso”. Mas foi somente com o advento da revolução de 30, em 1933, que o interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira, tomou providências a respeito daedificação da cidade, tornando realidade um sonho que já durava 180 anos.

O objetivo político Pedro Ludovico Teixeira seguiu em conformidade com a Marcha para o Oeste, movimento criado pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste incentivando as pessoas a migrarem para o centro do país, onde havia muitas terras desocupadas. A implantação de tal projeto sóseria possível com a garantia de uma infraestrutura básica ligando o Centro-Oeste ao Sul do País. As medidas adotadas pelo inteventor foram: a mudança da capital, construção de estradas internas e a reforma agrária.


PLANEJAMENTO

Criou-se, em 20 de dezembro de 1932, uma comissão encarregada de escolher o local no qual seria construída a nova capital. O relatório da comissão apontou um sítio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidades Planejadas
  • Cidades Planejadas
  • Cidade planejada
  • Cidade planejada e cidade espontânea
  • Cidades planejadas
  • Arquitetura- Cidades Planejadas
  • Cidades planejadas ARACAJU
  • Cidades Planejadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!