cidades inteligentes

Páginas: 26 (6358 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2015
 2º SEMINÁRIO NACIONAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ÁREA TEMÁTICA: INOVAÇÃO APLICADA AO PLANEJAMENTO – INOVAÇÕES NO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL.
A GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO POR MEIO DO PARADIGMA DAS CIDADES INTELIGENTES;  Um estudo de caso da cidade de Curitiba.

Paulo Cesar da Silva1
Sérgio Tadeu Gonçalves Múniz2
Hélio Gomes de Carvalho3

Resumo
O crescimentopopulacional e o fluxo migratório de pessoas em direção as médias e grandes cidades, criam uma nova provocação para organizações governamentais, privadas e cientificas. Novas configurações de gestão de espaço urbano e otimização de recursos carecem de métodos inovadores. Em todo este contexto a gestão do desenvolvimento econômico das cidades, encontrou no conceito das cidades inteligentes um papelfundamental para auxiliar neste processo. Este artigo objetiva elucidar a lógica da conexão do desenvolvimento econômico com o conceito das cidades inteligentes, e analisar como os fundamentos deste conceito podem impetrar uma cidade ao conceito de cidade inteligente. A pesquisa terá como parâmetro um estudo de caso da cidade de Curitiba.

Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico, CidadesInteligentes, Curitiba..

Abstract

The population growth and people's migration towards medium and big cities, create a new puzzle for government and for private and scientific organizations. The new configurations of urban space management and the optimization require resources and innovative methods. In this context, managing the economic development of cities, found in the concept of smart citiesa key role to assist in this process. This article aims to clarify the logic of the connection of economic development to the concept of smart cities, and analyze how the fundamentals of this concept can file a city to the concept of smart city. The research will take as a parameter a case study of the city of Curitiba.

Keywords: Economic Development, Smart Cities, Curitiba.


INTRODUÇÃO EMETODOLOGIA
As cidades nasceram da necessidade do individuo de viver em sociedade, e se tornaram centros catalisadores de indivíduos e propulsores de idéias.
Leite menciona que as cidades são pensadas como centros difusores da inovação, e que o grande diferencial das cidades está além dos prazeres da vida e da segurança urbana, mas sim na riqueza econômica, social e cultural que as cidadespropiciam. (LEITE; 2012, p. 74).
A cidade com desenvolvimento econômico além do crescimento econômico, possui um contexto propicio ao empreendedorismo, fomentando a distribuição de renda, respeitando o meio ambiente, e com processos baseados na sustentabilidade, com possibilidade ampla de crescimento humano e econômico de forma igualitária.
Desta forma a problemática geral do artigo é conhecerqual a conexão da gestão do desenvolvimento econômico, com o conceito das cidades de inteligentes que também estabelece vários critérios como governo inteligente, mobilidade inteligente, economia inteligente, pessoas inteligentes, vida inteligente.
A metodologia de pesquisa se dará através de pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa, exploratória, com base nos estudos de caso. Yin, afirmaque “estudo de caso é um processo de investigação empírica com o qual se pretende estudar um fenômeno contemporâneo no contexto real em que este ocorre”. (YIN; 1994, p. 13).
Gil, define que “é possível reconhecer um estudo de caso pelas suas características essenciais como: Delineamento de pesquisa; preservação do caráter singular e unitário do fenômeno pesquisado”. (GIL; 2009, p. 6).
A coletade informações se dará através de fontes primárias como documentos oficiais, e fontes secundárias, utilizando-se de dados disponibilizados nos sítios oficiais da prefeitura na internet. O exame e interpretação dos dados se caracterizam por ser uma atividade de elevada complexidade, visto que os dados não fornecem informações da relação direta entre a causa e o efeito.
Na primeira parte do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cidades inteligentes
  • CIDADES INTELIGENTES
  • Cidades inteligentes
  • Cidade Inteligentes
  • cidades inteligentes
  • Cidades Inteligentes
  • cidade inteligentes
  • Cidades inteligentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!