Cidades globais

Páginas: 9 (2089 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Cidades Globais
Desde que a urbanização tornou-se um fenômeno intenso no mundo todo, as grandes cidades de cada país têm sido fundamentais na determinação do ritmo das economias nacionais. Nas últimas décadas, porém, um grupo de metrópoles passou a influenciar fortemente não apenas o seu entorno, mas todo o planeta, pelas decisões e novidades que se espalham delas para as demais regiões.Cidade de New York City e seu extenso centro Financeiro.
São centros de poder político, tanto nacional como internacional, e de organização governamental; centros de comércio nacional e internacional, agindo como entrepostos para seus países e às vezes para países vizinhos; ainda, centrosbancários, de seguros e serviços financeiros em geral; centros de atividade profissional avançada, na medicina, no direito, em estudo avançado, e de aplicação de conhecimento científico na tecnologia; centros de acúmulo de informação e difusão através da mídia de massa; centros de consumo sejam de artigos de luxo a uma minoria ou de produtos de produção em massa; centros de artes, cultura,entretenimento e de atividades auxiliares relacionadas.
Enquanto que a expressão "megacidade" refere-se a uma grande cidade ou área urbana, uma cidade global possui grande influência a nível regional, nacional e internacional. Possuem mais características semelhantes entre si do que com outras cidades do mesmo país. Bruxelas, Chicago, Cingapura, Hong Kong, Londres, Madri, Milão, Moscou, Nova Iorque,Paris, Seul, San Francisco, São Paulo, Shangai, Sydney, Tóquio, Toronto e Washington, DC são comumente consideradas cidades globais, embora este termo se aplique também a outras cidades.
A noção de cidade global vê uma cidade como um container A noção de cidade global vê uma cidade como um container onde habilidades e recursos estão concentrados. Quanto mais uma cidade é capaz de concentrarhabilidades e recursos, mais bem-sucedida e poderosa é a cidade, tornando-a suficientemente poderosa para influenciar o que ocorre em torno do mundo. O ambiente de acúmulo de conhecimento em metrópoles como Nova York, Londres e São Paulo permite inovações que afetam o mundo todo, segundo o economista Edward Glaeser, da Universidade de Harvard.
Essas metrópoles formam uma rede altamente hierarquizada,governada pelos princípios opostos de competição e cooperação. São os centros de comando do sistema capitalista. Cabe a elas controlar e articular a produção mundial. Nesse pelotão de elite, Londres e Nova York surgem praticamente empatadas como as "capitais do mundo", seguidas por Hong Kong, Paris, Tóquio e Cingapura. Na América Latina, São Paulo emerge como o principal centro financeiro,corporativo e mercantil.
Da perspectiva da atividade econômica, a imensa riqueza gerada por essa teia urbana destaca-se do resto do mundo. Segundo estudo da consultoria PRICEWATERHOUSECOOPERS, em 2005 as 30 cidades mais globalizadas somavam 260 milhões de habitantes, ou apenas 4% da população mundial. Mas, juntas, geraram 9,8 trilhões de dólares, ou 16% do produto bruto global, medido pela paridade dopoder de compra. Tal pujança -- que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos deve-se à hegemonia do setor de serviços: seus mercados financeiros e sedes corporativas, suas consultorias, firmas de contabilidade, advocacia e tecnologia, suas escolas, universidades e hospitais, seus conglomerados de mídia e equipes esportivas, seus museus, orquestras, teatros e bandas de rock e, ainda, suaslojas, restaurantes e hotéis. Como diz o cineasta e ensaísta americano Eric Burns, as cidades globais são o "laboratório humano supremo". Nelas, a civilização faz suas apostas mais audaciosas, engendrando fusões corporativas, decifrando o código genético e criando obras-primas. "As cidades estão se tornando cada vez mais incubadoras de mudanças e líderes da inovação", escreveu Michael Bloomberg,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As cidades globais
  • Cidade Global
  • Cidades globais
  • Cidades Globais
  • Cidades Globais
  • Cidades globais
  • cidades globais
  • Cidades Globais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!